Estudo revela aumento do interesse da Classe C por concursos Áreas de Segurança Pública e Saúde são estão entre as mais desejadas por quem procura um emprego estável.

Assessoria / Alfacon

06 mar 2022 - 04:00


Inscrições para concurso de Senador e Olivença se encerram nesta segunda (Foto: Ascom/Algás)

Com a volta das aulas presenciais acontecendo em todo o Brasil, instituições de ensino e cursos preparatórios já estão se organizando para receber um grande número de inscrições nos próximos meses, uma vez que o interesse pelas pessoas em prestar vestibulares e, principalmente, concursos públicos tendem a aumentar ao longo do ano.

Uma pesquisa feita pelo Facebook em parceria com a consultoria Nielsen, realizada em julho de 2021, com mais de 400 entrevistados, para entender como estão suas pretensões em relação ao emprego em 2022, mostra que 70% deles disseram já estudar ou que pretendem estudar para concursos públicos neste ano. Isso porque, diante da perspectiva de vários exames previstos, milhões de pessoas têm considerado o serviço público uma saída para encontrar emprego na crise atual. Estima-se que 50% dos concurseiros no país são jovens de 18 a 35 anos.

Os concursos de nível médio, que concentram, em sua maioria, as áreas da Segurança Pública, Administração e Saúde, representam o maior interesse da classe C. As classes A e B, por sua vez, preferem concorrer por cargos onde o Ensino Superior é um critério de elegibilidade dos exames.

Não à toa, alguns cursos preparatórios estão se antecipando para receber essa demanda. Um exemplo é o AlfaCon Concursos, que está estendendo as inscrições até março para a “Turma de Elite”, onde estudantes de todas as cidades do Brasil vão até a cidade de Cascavel, no Paraná, para se prepararem para os principais exames ao longo do ano.

“Sentimos que os alunos prezam pela proximidade com os professores e toda a energia que a sala de aula transmite em termos de motivação e acolhimento”, explica Daniel Lustosa, coordenador geral do curso.

A Turma de Elite é um curso intensivo de 10 meses que prepara o concurseiro para os exames da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, as mais cobiçadas carreiras dentro da área de Segurança Pública. São oferecidas aulas com os professores do curso, que são referências dentro de instituições policiais estaduais e federais, além de simulados e materiais para exercícios, mentorias e planos de estudos com a ajuda dos coordenadores.

“Capital nacional dos concurseiros” – Essa tradição por turmas presenciais faz Cascavel ser conhecida pelos concurseiros como sendo a “capital dos concursos”, onde se reúnem milhares de estudantes que pretendem se preparar para os exames. “Os alunos que escolhem estudar em Cascavel encontram na cidade paranaense uma comunidade bem acolhedora. Normalmente, quem vem para cá costuma ser aprovado nos principais exames; no da Polícia Federal, por exemplo, dos últimos aprovados 60% saíram daqui”, diz.

Classe C concentra a procura por cursos

Entre aqueles que disseram ter um interesse maior para a carreira no serviço público no estudo, 66% são classificados como pertencentes à classe C, afirmando viver com renda familiar média de até 3 salários mínimos por mês. As classes C, D e E foram as que mais sofreram nos últimos 10 anos de empobrecimento do Brasil como um todo.

Segundo os próprios dados do IBGE, a taxa de informalidade do país é de 40,6% da população ocupada. Em números absolutos são cerca de 39 milhões de pessoas sem direitos ou garantias trabalhistas, o que aumenta o interesse por trabalhos com estabilidade. Essa justificativa, aliás, é uma das principais citadas na pesquisa por pessoas que residem na região Nordeste.

Isso é o que fez o assistente de pedreiro, Luiz Felipe, 21, de Recife (PE), decidir se mudar para Cascavel estudar presencialmente para entrar no exército. Filho caçula de uma família de 8 pessoas, ele conta que está buscando “mudar o próprio destino”, já que seu pai e seus irmãos também trabalham na construção civil. 

“Sei que até pessoas de outros países vão até Cascavel para entrar em um cargo público. Já conheci gente de saiu do Catar para isso, por que eu não tentaria?”, provoca. Largar tudo e se aventurar em uma outra região não é problema para o rapaz, que afirma ter planejado tempo suficiente “para conquistar um futuro confortável”.

“Historicamente, há maiores investimentos públicos em anos eleitorais, o que também recai em mais concursos públicos. Lembrando que há ainda outros exames de grande porte para acontecer no decorrer do ano, como o INSS, a Receita Federal e a Caixa Econômica Federal, finaliza Lustosa.

Sobre o AlfaCon Concursos

Referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil, o grupo atua também com a Editora AlfaCon, que produz materiais didáticos próprios, com mais de 100 títulos em catálogo. Ao longo de sua história, o AlfaCon soma mais de 161 mil aprovações para os concursos das áreas Policial, Administrativa, Tribunal e Militar. Hoje, além do online, o AlfaCon possui uma sede para estudo presencial em Cascavel, no Paraná.

Comentários