Estilista chega a Maceió para trabalhar com o filé

03 fev 2013 - 22:03


Grife nacional pesquisa artesanato alagoano

Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a estilizar: Parceria com a marca Cantão pode gerar renda para associações de artesãs.

Lanza Mazza

Das mãos da mulher rendeira para as passarelas de alta costura. O artesanato alagoano sempre se destacou pelo mundo afora e está prestes a se tornar ícone para as próximas coleções de uma das grifes mais importantes do país. Três estilistas da marca Cantão partem do Rio de Janeiro para realizar uma pesquisa de campo em Alagoas, entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Para executar este projeto pioneiro, os franqueados da marca em Maceió buscaram o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur).

À frente da comitiva fashion, a coordenadora de estilo da franquia, Lanza Mazza, é um dos nomes de destaque na vanguarda da moda brasileira. Com formação em desenho industrial e estudos de moda em Nova York e na Itália, a estilista ficou encantada quando percebeu a riqueza do filé, além de outros bordados, rendas e acessórios artesanais. “O trabalho é encantador e realmente tem tudo a ver com o Cantão, vai ser ótimo visitar Alagoas e desenvolver com a minha equipe peças para a nossa coleção”, exalta Lanza.

A Secretária de Turismo, Cláudia Pessoa, logo percebeu a oportunidade de geração de renda para as comunidades artesãs e “estendeu o tapete vermelho” para receber as estilistas com a hospitalidade alagoana. “Poder oportunizar a produção local da renda filé para fazer parte da coleção de uma marca nacional forte e conhecida fora do Brasil como o Cantão nos deixa muito felizes porque, por trás dessa produção, existe a inserção social e a responsabilidade pelo design e pela qualidade dos produtos, num mercado que é cada vez mais exigente”, afirma a secretária.

A Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura (Utac) do Sebrae Alagoas colabora com a visita guiada, articulando a exposição dos produtos e reuniões de negócios com associações e cooperativas. A gerente da Utac, Vanessa Fagá Rocha, destaca que “esta procura do Cantão é uma resposta do mercado, um reconhecimento da beleza do nosso artesanato”, mas sobretudo “é uma forma de fortalecer a associação dessas artesãs porque sozinhas elas não alcançariam um mercado desse”.

O foco de atenção maior é o bordado filé, com sua variedade de pontos, tramas e cores, alinhavados com beleza e harmonia, do jeito que a grife carioca procura. A comitiva, que também é composta pelas estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta, também vive a expectativa de conhecer outras produções do rico artesanato alagoano, incluindo até materiais como couro, palha de ouricuri e outros.

Fernanda atua com tecido e malha. “Faço tecido plano beneficiado, como o voil de algodão que pode ser bordado manualmente ou na máquina. As rendas entram em aplicações e fazem uma mistura agregando mais valor aos produtos”. A estilista sênior explica que a grife apresenta um produto dia, mais casual, alegre, colorido e tem tudo a ver com o artesanato alagoano. “Em Maceió, eu quero ver muita cor, Cantão é cor, vamos misturar a renda, as cores, texturas, mais o tecido de algodão com uma pegada moderna”.

Responsável pela linha de acessórios e calçados da franquia, Georgia fala da pesquisa em Maceió como algo novo, bem diferenciado do que já foi feito. “Estamos indo em busca de um trabalho artesanal único, a expectativa é muito boa porque vamos conversar com a bordadeira, pretendo ver de perto a selaria, o couro, vamos fazer esse trabalho direto com os artesãos, estou doida para ver a manufatura disso”.

Para Georgia, o artesanato alagoano casa com a “moda de viver bem” da marca. No trabalho com bolsas, calçados e acessórios, “a gente foca no Folk, no artesanal, com peças que combinam muito com a estamparia característica do Cantão. É o estilo de ser uma mulher descontraída, casual, que usa bordados, mas tem um lado moderno e sofisticado também”.

Com uma rede de 50 lojas exclusivas, vendida em mais de mil multimarcas no Brasil e em países de quatro continentes, a marca pode se tornar uma vitrine e tanto da cultura e turismo alagoanos. A parceria do Cantão com o filé e as comunidades artesãs tem tudo para se basear no tripé da sustentabilidade, com desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e inclusão social.

Por Maurício Gonçalves

Comentários