Estados vão congelar valor do ICMS cobrado em combustíveis por 90 dias A medida foi tomada em reunião nesta sexta-feira (29), do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

29 out 2021 - 11:06


Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os estados vão congelar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o preço de combustíveis por 90 dias. A medida foi tomada em reunião nesta sexta-feira (29), do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

Em entrevista ao site da CNN, o Ministério da Economia informou que “o objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022”.

O Confaz é formado pelos Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal. Normalmente, as reuniões do colegiado são presididas pelo Ministro de Economia, Paulo Guedes.

Minas foi primeiro

No início desta semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) já tinha se adiantado ao Confaz e anunciou o congelamento no caso do Diesel. Veja abaixo a mensagem do gestor nas redes sociais.

Em Alagoas

Também nesta semana, a Sefaz em Alagoas divulgou uma reunião com líderes do Fecomércio, Sindcombustíveis e outras entidades para tomar medidas de redução no impacto dos aumentos dos combustíveis.

Uma das medidas abordadas seria justamente o congelamento do Preço Médio Ponderado Final (PMPF), que é a base de cálculo para a cobrança do ICMS.

Da Redação com informações da CNN

Comentários