Governo do Estado anuncia construção de 14 reservatórios em municípios da Bacia Leiteira

03 abr 2017 - 18:00

Obras fazem parte da segunda etapa da construção do novo Sistema Adutor da Bacia Leiteira.

Em Santana, reservatório será substituído por um com capacidade maior (Foto: Assessoria)

Em Santana, reservatório será substituído por um com capacidade maior (Foto: Assessoria)

O Governo de Alagoas anunciou nesta segunda-feira (3) a construção de 14 novos reservatórios em municípios do Médio Sertão. As obras tratam-se da segunda etapa da construção do novo Sistema Adutor da Bacia Leiteira. De acordo com a assessoria, 85% das obras da primeira etapa já foram concluídas e nos próximos dias tem inicio a segunda parte. O novo sistema promete atender 19 municípios e beneficiar cerca de 240 mil pessoas.

O estado estima que a obra terá impacto direto para os municípios de Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Olivença, Senador Rui Palmeira, Cacimbinhas, Monteirópolis, Jaramataia, Palestina, São José da Tapera, Maravilha, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Dois Riachos, Carneiros, Batalha, Jacaré dos Homens, Pão de Açúcar e Major Izidoro.

As primeiras etapas estão sendo executados 103 km de adutora e três estações elevatórias, localizadas em Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e no Povoado Agreste, em Monteirópolis. Já na segunda etapa serão construídos 14 novos reservatórios e estações de tratamento de água para todo o sistema.

Onde ficarão

Os 14 reservatórios estarão situados em pontos estratégicos, capazes de atender aos 19 municípios da Bacia Leiteira. Municípios menores, como Cacimbinhas, terão reservatórios com mais do que o dobro de capacidade de armazenamento em comparação ao atual – a reserva passará de 75 mil litros para 250 mil litros de água. Em cidades maiores, como Santana do Ipanema e Olho d’Água das Flores, o armazenamento será superior.

“Em Santana, por exemplo, teremos reservatório com capacidade para mais de um milhão de litros de água. Em Olho d’Água das Flores estamos na reta final de um reservatório emergencial, construído em substituição a outro que teve parte de sua estrutura desabada, com capacidade para dois milhões de litros de água. Na cidade, ainda serão construídos um outro reservatório, no mesmo formato, e uma estação de tratamento de água, apta a tratar 3 milhões de litros de água por hora”, explicou a secretária Aparecida Machado.

Os novos reservatórios serão construídos nos municípios de Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Olivença, Senador Rui Palmeira, Cacimbinhas, Monteirópolis, Jaramataia, Palestina, São José da Tapera, Maravilha, Poço das Trincheiras, Ouro Branco e Dois Riachos.

Da Redação com Agência Alagoas

Comentários