Escritora leva oficina de cordel para escolas em Santana do Ipanema

28 ago 2019 - 09:08

Escritora leva oficinas para escolas de Santana do Ipanema (Foto: Arquivo Pessoal)

A escritora santanense Flaviana Costa tem realizado oficinas de Literatura de Cordel para alunos da rede municipal e particular em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas.

“A moça da superação”, como é conhecida, elaborou o projeto A Caminhada, que tem por objetivo incentivar os jovens, a colocar no papel suas emoções, de forma dinâmica e poética. 

Para Costa não há idade para ser poeta e sugere que os estudantes transformem a dor em arte, para que assim todos possam aprender com os momentos vivenciados.

Incentivando os alunos a produzir o “O DIÁRIO DAS EMOÇÕES”, Flaviana usa o cordel para essa produção literária, mostrando como é prazeroso brincar com as rimas, transformando momentos difíceis em resenhas, aprendizados, conhecimentos, superações.

Da Educação Infantil ao Ensino fundamental e Médio, a cordelista usa dinâmicas com diversidades de gêneros literários, motivando os pequenos a desenhar, e os jovens a escrever suas histórias. Ela diz que já encontrou muitos talentos e que todas as produções realizadas nas oficinas são anexadas e fazem parte do seu projeto.

Neste ano, as oficinas de Literatura de Cordel foram realizadas nos em março e agosto deste ano, além de setembro de 2018. As instituições alvos foram: Escola Carrossel Escola Municipal São Cristóvão, Escola Estadual Professor Mileno Ferreira e Escola Municipal Santa  Sofia.

Veja abaixo algumas das produções literária fruto das oficinas: 

Ana Carolina  (8 anos) 

Meu nome é Ana Carolina

Pode me chamar de Carol 

Mãe disse que sou linda

Como os raios de sol

Gosto de brincar e estudar

E amo a flor girassol.

Ana Vitória  (5 anos)

PAPAI

Papai te amo

Do fundo do coração

O senhor é meu amor

Esqueço não.

MAMÃE

Sou pequeninha 

Como um botão de flor

Papai do céu me deu mamãe

Para ser meu jardim de amor.

Da Redação com Adalberto Gomes

Comentários