Escolas têm até março para declarar segunda etapa do Censo Escolar 2017 Dados relacionados à situação escolar do aluno precisam ser cadastrados até o dia 16

24 fev 2018 - 14:00


Censo Escolar auxilia na quantificação do Ideb, principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil (Fotos: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

Escolas da rede pública e privada de todo o país têm até o dia 16 de março para declarar a segunda etapa do Censo Escolar 2017. Neste momento é preciso informar a situação de evolução do aluno, apresentando dados sobre rendimento, movimentação e reprovação. A primeira etapa do Censo Escolar 2017 consistiu na coleta de dados sobre matrículas e frequência.

O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/). Já as escolas da rede estadual de ensino devem cadastrar os dados no Sistema de Gestão Escolar de Alagoas (Sageal), os quais, posteriormente, migrarão para o Educacenso.

“A declaração dos dados é de extrema importância para entender realmente quem são nossos alunos. Se houve abandono escolar ou melhora do rendimento, é preciso saber para gerar políticas públicas”, explica o coordenador estadual do Censo Escolar, Ademir Oliveira.

Ideb

O Censo Escolar, juntamente com a Prova Brasil, auxilia na quantificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil.

Por Assessoria / Agência Alagoas

Comentários