Escola em Santana do Ipanema ensina alunos a combater o mosquito da dengue

06 jul 2019 - 10:29

Alunos aprenderam dentro e fora da sala sobre o combate ao mosquito (Fotos: Assessoria)

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana, situada em Santana do Ipanema, cidade do Médio Sertão de Alagoas, tiveram esta semana muitos ensinamentos sobre saúde pública e deveres para com a sua comunidade.

Como o município sertanejo está em alerta máximo devido a grande incidência de dengue, a Coordenação Pedagógica implementou um Projeto de Ação voltado aos alunos do Fundamental 1 (1° ao 5° ano).

O professor Cícero Sobrinho, mais conhecido por Juca, conta que a turma do 3° ano “A” (matutino) se envolveu ativamente no projeto, participando de ações como roda de conversa, produção de cartazes, produção de textos e panfletagem em todas as turmas.

Os trabalhos começaram na última quarta-feira (3), quando a escola decidiu convidar o profissional Flávio Henrique, da Empresa de Controle de Pragas Urbanas ‘Flávio Dedetização’. Ele ministrou a palestra “Meios de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti”.

“Atendendo ao nosso convite, os alunos do 1° ano, 2° ano e 5° ano também participaram da palestra. Percebendo a importância do tema e a experiência do palestrante professores e alunos fizeram várias perguntas sobre os cuidados necessários no combate ao mosquito”, relata o docente.

Imagem 1 de 19

Munido de inúmeras máquinas e ferramentas de trabalho, Flávio conseguiu prender a atenção dos pequenos. Ao final de sua palestra ele distribuiu brindes da empresa para as crianças.

“Realmente foi muito proveitoso. Na mesma manhã tivemos a visita do senhor Gildo Gomes, servidor que atua no Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde”, continua Juca.

No dia seguinte, na manhã da quinta-feira (4), os profissionais do Setor de Controle de Endemias ministraram uma palestra sobre a importância da conscientização no descarte do lixo e os cuidados com o mosquito transmissor.

Após dois dias de muita teoria, no terceiro foi a vez “de ir pra rua”. Na manhã da sexta (5), alunos e professores da EMEB Senhora Santana  realizaram uma caminhada nas imediações da escola. O objetivo era prover panfletagem em todas as casas no entorno.

Imagem 1 de 19

Em contato com a reportagem, a coordenação da escola fez questão de destacar a atuação dos profissionais da área da saúde: Robson, Kássio, Jório, Cícero Matheus, Reginaldo, Cleide, Rose e Cláudia pela disponibilidade e ajuda durante a execução da ação.

“Sem estes profissionais dando o suporte não seria possível alcançarmos o nosso objetivo! Um agradecimento mais que especial ao seu ‘FLORO’! Profissional dedicado e comprometido com a escola. Sem ele nos ajudando nada disso teria acontecido”, finalizou Juca.

Da Redação com Assessoria

Comentários