Equipe ministerial destaca o avanço das obras no Canal do Sertão

05 dez 2012 - 11:37


Representantes do Ministério da Integração Nacional visitaram, nesta terça-feira (4), o canteiro de obras do Canal do Sertão, em Delmiro Gouveia, e afirmaram que voltam para Brasília “com ótimas impressões” da obra. Marcílio Lira e Oscar Preto Filho, que são coordenadores-gerais de Supervisão de Obras e analistas de Infraestrutura do Ministério, vistoriaram os serviços em andamento acompanhados pelo engenheiro Alzir Lima, secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Foram vistoriadas a estação elevatória do Canal, além das obras de implantação da eletrificação e dos três primeiros trechos do empreendimento. A visita da equipe do Ministério da Integração se estendeu por todo o dia e foi encerrada com uma reunião no canteiro de obras do terceiro trecho. O andamento das obras animou os representantes do ministério. “Visitamos todos os trechos, conferimos os detalhes e constatamos o avanço físico da obra. Certamente nós voltaremos para Brasília com ótimas impressões”, disse o coordenador-geral, Marcilio Lira.

O Canal do Sertão tem sido viabilizado com recursos do Ministério da Integração Nacional, mais contrapartida do governo estadual, e já possui quase 65 quilômetros concluídos. “Os serviços avançam até o km 78 e já licitamos as obras até o km 150. O Ministério da Integração tem garantido a verba necessária para o andamento da obra. O objetivo desta vistoria é verificar se o cronograma está sendo respeitado para que haja liberação de novas parcelas no futuro”, explicou o secretário adjunto da Seinfra, Alzir Lima.

Uma das obras estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa, o projeto do Canal prevê uma extensão de 250 km ao longo de 42 municípios, beneficiando mais de um milhão de alagoanos. O canal vai abastecer a população sertaneja que hoje sofre com a seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural.

Em outubro deste ano, a Seinfra autorizou as obras necessárias para garantir o fornecimento de eletricidade para o funcionamento dos primeiros 65 km concluídos. A licitação para o primeiro e o segundo perímetro de irrigação do canal, em Delmiro Gouveia, também já foi anunciada pela Codevasf, que ficará responsável pela implantação dos perímetros.

Agência Alagoas

Comentários