Equatorial orienta como prevenir acidentes ao manusear máquina de lavar Eletrodoméstico está entre os grandes causadores de acidentes fatais por choque elétrico segundo dados da Abracopel

23 out 2021 - 08:00

Eletrodoméstico está entre os grandes causadores de acidentes fatais (Foto: Divulgação)

Para muitas famílias, a máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial que auxilia na lavagem de roupas de diferentes tecidos, com a utilização de ciclos e velocidades o que economiza um bom tempo com os afazeres domésticos. Mas, mesmo com chegada das mais modernas máquinas, quando o assunto envolve água e eletricidade, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, durante o manuseio do equipamento.   

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2020, apontou que a máquina de lavar está na lista dos eletrodomésticos que mais causou acidentes fatais por choque elétrico em moradias, logo após o carregador de aparelho celular. O estudo mostra, que durante o mesmo período, foram registrados 19 acidentes fatais com a máquina de lavar e 18 ocorrências fatais motivadas pelo uso do carregador de celular. 

O executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, ressalta que muitas vezes o problema está na fiação da casa ou na sobrecarga do sistema. A recomendação feita pelo especialista na área, é não utilizar os famosos Ts, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação.   

“O maior agravante é a presença da água. Jamais se deve colocar a mão ou braço dentro da lavadora de roupas com o eletrodoméstico já ligado na energia, pois qualquer eletrodoméstico é passivo de problema e pode provocar um acidente fatal. Outro ponto muito importante é ficar atento à manutenção do equipamento e não tentar resolver algum defeito que venha a surgir por conta própria. O reparo deve ser feito por um profissional capacitado e de confiança”, alerta,   

A Distribuidora reforça, que os choques elétricos, portanto, são acidentes que podem ser facilmente evitados e que, muitas vezes, dependem apenas de medidas simples de segurança, que contribuem para a redução desse risco tanto nos imóveis, como no trabalho e até mesmo na rua.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, Equatorial orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.

Por Assessoria / Equatorial Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.