Equatorial faz alerta para cuidados com a rede elétrica no São João Entre as orientações estão os cuidados na utilização de fogueiras, balões, fogos de artifício e adereços de ornamentação.

Ascom / Equatorial Alagoas

07 jun 2022 - 07:08


Foto: Divulgação

Muitos alagoanos já estão se organizando para curtir os famosos “arraiás”, marca da cultura nordestina, que voltam a marcar o mês de junho após dois anos das medidas restritivas impostas pela Covid-19. E para alertar a população quanto aos riscos envolvendo energia elétrica desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas até a realização de festas e comemorações, a Equatorial Alagoas faz o alerta sobre atitudes que devem ser seguidas à risca que ajudam a evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.  

De acordo com executivo de segurança da Equatorial, Bruno Pimentel, entre as orientações voltadas para os festejos juninos, estão os cuidados na utilização de fogueiras, balões, fogos de artifício e bandeirolas. As fogueiras, por exemplo, não devem ser montadas embaixo da rede elétrica, pois as chamas e o excesso de calor podem danificar a fiação e equipamentos elétricos do sistema de distribuição de energia da Equatorial.

“É preciso ter muito cuidado principalmente com os fogos de artifícios que não devem ser jogados na direção dos postes e cabos de energia. Apesar do encantamento com a explosão de cores e luzes que os artefatos provocam, durante o uso, é fundamental que os alagoanos tenham cautela e responsabilidade. Outra dica importante, é que jamais se deve utilizar bocais de lâmpadas ou postes como suporte para colocar enfeites. Essa prática pode provocar choque elétrico e também incêndios”, alerta o especialista.

Para aqueles que estão programando o arraiá no conforto do lar, é importante ficar atento na hora de preparar o ambiente. Deve-se evitar fazer gambiarras ou uso de ‘T’ ou ‘benjamins’ para ligar os aparelhos. É preciso observar o estado de conservação dos fios e caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dar preferência aos filtros de linha.

Com a chegada do período chuvoso, também é importante ter cuidado redobrado se optar por fazer a comemoração na área externa do imóvel, como em varandas, jardim ou quintal. Por serem áreas abertas, ficam expostas as ações climáticas, o que pode levar o contato acidental da água da chuva com os equipamentos e extensões. É preciso observar o melhor local, para que os aparelhos fiquem protegidos. Nunca se deve também manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras com a mão ou o corpo molhado.

Ligações clandestinas

A Equatorial reforça ainda, que o consumidor jamais poderá fazer ligações irregulares. Equipes de inspeção estarão presentes durante a realização dos eventos para ações de suspensão do fornecimento em ligações fora dos padrões técnicos e de segurança, bem como, para atuar em parceria com os órgãos competentes no combate a ligações clandestinas. Caso as equipes encontrem alguma anormalidade, o serviço só será restabelecido quando o cliente regularizar a situação com a empresa.

O que fazer em caso de acidentes?

O executivo também chama atenção da população é sobre como proceder em caso de acidentes. “Caso venha a acontecer algum acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192”, finalizou.

Comentários