Equatorial Alagoas troca medidores e gera reclamação de moradores em Santana

29 jan 2020 - 15:47

Foto: Assessoria Equatorial Alagoas / Arquivo

A Equatorial Energia Alagoas começou o ano fazendo a troca de alguns medidores em residências de todo o estado. Essa alteração, segundo a empresa, acontece devido a antiguidade de alguns equipamentos, que por vezes estariam não calculando de maneira correta a energia consumida.

Ocorre que essas modificações têm gerado a ira de muitos consumidores. Na manhã desta quarta-feira (29), vários deles usaram os microfones da Rádio Milênio FM, em Santana do Ipanema, e se mostraram insatisfeitos com a troca do equipamento. 

A moradora Lucileia, da Rua Ernandes Brandão foi uma das cidadãs revoltadas. Ela falou durante o programa Liberdade de Expressão, comandado pelo repórter Emílio Souza.

“Eu estava fazendo o almoço quando vi um baque do lado de fora. Quando vim perceber eles já estavam para trocar o contador. Não avisaram, nem nada e sequer bateram na porta para informar, mas como cheguei na hora, consegui impedir”, relatou.

Outros populares disseram não ter a mesma sorte que Lucileia e se sentiram lesados. “Mesmo a gente dizendo que os aparelhos são novos e que estão funcionando eles mudam. Eu tentei argumentar, mas não teve jeito, inclusive achei o funcionário muito debochado quando eu questionei”, disse outra cidadã na emissora.

Além da falta de aviso na troca do aparelho, outra queixa recorrente dos moradores foi o elevado consumo que a troca teria provocado. “No mês passado minha conta era de pouco mais de R$ 39, enquanto neste mês a fatura chegou a R$ 166,00. Isso é um absurdo, me senti roubada”, desabafou a ouvinte identificada como Maria Helena.

O que diz a Equatorial?

O site Alagoas na Net entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial que enviou uma nota sobre o assunto. Entre alguns pontos, a  empresa cita que exite uma resolução que dá direito a empresa trocar o aparelho e diz que fez um levantamento e apontou irregularidades em alguns deles.

“É esperado um acréscimo no valor na conta de energia após a mudança do equipamento que agora está realizando o registro do consumo da energia”, justificou. 

Veja a nota na íntegra abaixo:

A Equatorial Energia Alagoas esclarece que de acordo com a Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fica a critério da distribuidora escolher os medidores, bem como realizar sua substituição, quando considerada conveniente ou necessária. 

A Equatorial esclarece ainda que tem realizado em Santana do Ipanema e nos demais municípios do estado, a substituição de medidores antigos, que por algum motivo estavam parados e dessa forma não registravam o consumo real dos imóveis. Nesta situação, estava sendo cobrado apenas a taxa mínima para estes clientes. 

De acordo com o levantamento feito pela empresa, diversos clientes estavam com os medidores parados há meses e em alguns casos há anos. Dessa forma, é esperado um acréscimo no valor na conta de energia após a mudança do equipamento que agora está realizando o registro do consumo da energia.

A Equatorial orienta que os clientes observem a rotina, de modo a consumir a energia de forma consciente e que se possível, faça a substituição dos aparelhos antigos, por equipamentos novos e mais eficientes. 

Os clientes que tiverem alguma dúvida em relação ao consumo cobrado na conta de energia, devem se dirigir a um posto de atendimento com a leitura do medidor ou entrar em contato por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. Em Santana do Ipanema, o atendimento fica localizado na Avenida Dr. Arsênio Moreira Silva, 301, Monumento, no horário das 8h às 17h.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Por Lucas Malta / Da Redação

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