Hand Talk recebe R$ 3 mi do Google para investir em inteligência artificial Empresa nasceu em Alagoas e hoje tomou o mundo ao virar referência em acessibilidade digital.

07 maio 2019 - 18:00

Imagem de um celular sendo segurado pela mão de um homem branco. Na tela, o aplicativo da Hand Talk aparece aberto. Atrás da mão e do celular há um prédio do Google. (Foto: Divulgação)

O Google anunciou nesta terça-feira (7) que a startup brasileira, nascida em Alagoas, Hand Talk é uma das 20 organizações selecionadas para receber o aporte compartilhado de 25 milhões de dólares do Google.org. Além do investimento, as empresas escolhidas também ganharão créditos e consultoria do Google Cloud e mentorias dos especialistas de IA (inteligência artificial) do Google.

Os benefícios foram concedidos por meio do Google AI Impact Challenge, programa que investe em organizações sociais, instituições de pesquisa e empresas de impacto social, tendo como objetivo combinar inteligência artificial a mudanças sociais. Mais de 2.600 organizações se aplicaram.

A Hand Talk receberá a quantia de aproximadamente três milhões de reais (750 mil dólares), para investir no serviço de tradução para língua de sinais. A startup brasileira trabalha com a tradução da língua portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais), em busca de trazer acessibilidade para a comunidade surda.

Os serviços consistem em dois produtos principais. O primeiro deles é o Tradutor de Sites, um plugin que traduz os textos dos websites das empresas para a língua de sinais. Além disso, há também seu Aplicativo, que funciona como um tradutor de bolso, traduzindo texto e voz automaticamente do português para Libras. O app conta com um dicionário de sinais educativos, que auxilia estudantes surdos durante o processo de aprendizagem e possui mais de dois milhões de downloads.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem cerca de 360 milhões de pessoas surdas no mundo todo, e 80% delas não compreendem as línguas faladas e escritas de seus respectivos países. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias como a da Hand Talk apresenta-se tão importante, já que assim, as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes podem ser quebradas.

Com o investimento do Google AI Challenge, o objetivo é focar na internacionalização da Hand Talk, iniciando pelo serviço de tradução do inglês para ASL (Língua Americana de Sinais).

“Nós recebemos milhares de aplicações para o Google AI Impact Challenge e estamos empolgados pelo fato da Hand Talk ter sido selecionada para receber esse fundo de investimento. A Inteligência Artificial pode ter muito valor para o setor de impacto social, e nós esperamos ver os frutos desse trabalho”, diz Jacquelline Fuller, Presidente do Google.org.

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a Hand Talk realiza a tradução digital e automática do português para a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Possui um plugin para tradução de sites e um aplicativo que funciona como um tradutor de bolso – premiado pela ONU como o Melhor Aplicativo Social do Mundo. Com a missão de quebrar barreiras entre surdos e ouvintes, a startup é comandada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual.  

Sobre a Google.org

Google.org, é a Organização Filantrópica do Google, que apoia organizações sem fins lucrativos com propósitos humanitários ao redor do mundo por meio de aplicações radicais e orientadas por dados, a fim de resolver os maiores desafios do mundo contemporâneo.

Por João Vitor Bogas / Ascom Hand Talk

Comentários