Em Santana do Ipanema, órgãos públicos fecham e comércio abre nesta terça (20)

19 nov 2018 - 14:00

Data é comemorado Dia da Consciência Negra (Foto: Ilustração)

Nesta terça-feira (20) é celebrado em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra, data instituída em 2011, através da Lei federal nª 12.519. Apesar da criação, o dia não é feriado nacional, contudo, Alagoas e outros estados acabaram declarando feriado através de lei estadual.

Alguns municípios alagoanos anteciparam a data para a última sexta (16), a fim de unir com o feriado da Proclamação da República, mas não foi o caso de Santana do Ipanema. De acordo com o secretário Municipal de Administração, Antônio de Pádua, a gestão seguirá o que manda a lei estadual e seus órgãos não vão funcionar.

Os órgãos públicos do estado também não vão abrir nesta terça-feira, todavia, os de competência do Governo Federal devem funcionar normalmente. Segundo apurou a reportagem, bancos e outras instituições seguem o horário habitual.

A Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI) já havia emitido uma nota semana passada em que indica o funcionamento normal das lojas da cidade. Para a entidade, vale o entendimento que o dia não tem amparo legal para ser um feriado.

O presidente da ACSI, o empresário Josinaldo Soares explica o posicionamento dos comerciantes. “A lei é clara quando diz que feriado só pode ser instituído pela União. Nesse caso em específico, a data foi criada, mas não o feriado, por isso seguimos com as lojas abertas”, diz.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários