Em Santana, livro traz coletânea de textos e revela escritores Além dos iniciantes, a Antologia também traz obras de escritores já renomados, dentro e fora de Alagoas.

24 out 2017 - 18:43

Livro será lançado no próximo sábado (Foto: Divulgação)

Assim como um garimpeiro que busca metais e pedras preciosas nos locais mais diversos possíveis, duas jovens do município de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas, decidiram caçar talentos da literatura pouco conhecidos e dar a eles a devida visibilidade.

As duas desbravadoras literárias são Kelvia Vital e Lícia Maciel. Ao lado de um grupo de escritores elas lançam no próximo sábado (28) a “1ª Antologia de Escritores Santanenses e Convidados”. A obra traz textos de mais de 120 escritores, de 21 cidades alagoanas, além de outros sete estados.

Em entrevista ao site Alagoas na Net as meninas explicaram como nasceu esse trabalho. “Isso surgiu a partir das nossas participações em diversas antologias em Sergipe. Tudo que a gente observou lá, nós queríamos trazer para cá. Nossos olhos brilhavam lá para fazer o evento aqui”, explicou Kelvia.

Com um nome incomum para quem não é do mundo das artes, a Antologia nada mais é do que um conjunto de obras (literárias, musicais ou cinematográficas). “É um livro democrático, com intenção de revelar autores não consagrados. São textos curtos e de variados estilos literários”, indica Lícia.

Superou as expectativas

Questionadas como elas conseguiram reunir tantos novos talentos a duas revelam que foram surpreendidas pelo número de participantes. “Pensamos em reunir 80 escritores, num livro de 100 páginas, mas o pessoal se animou e chegamos a 129 escritores, num livro de 187 páginas”, disse Kelvia.

Segundo as organizadoras, mais da metade dos autores são jovens, com idades entre 9 e 20 anos e que nunca haviam publicado nada em livros. A poesia é um dos gêneros mais comuns. Há também a participação de pessoas entre 20 e 40 anos, que já tinham alguns escritos, ainda que informalmente.

Kelvia [a esquerda] e Lícia durante entrevista à TV Gazeta para falar do lançamento do livro (Foto: Cortesia)

“Alguns ficaram emocionados quando viram os seus textos no livro. Mesmo aqueles que já tinham uma experiência em escrever”, relatou Lícia, que também não escondeu o orgulho na publicação. “É como se fosse um filho pra gente”.

O bate papo com as duas literatas também revelou a importância que os escritores sergipanos tiveram nesse trabalho. “Muito deles colaboraram com textos para a Antologia, isso sem falar com toda a orientação nesse projeto”, responde as duas em total sintonia.

Onde vai ser

O lançamento da “1ª Antologia de Escritores Santanenses e Convidados” está marcado para acontecer na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 160, Centro.

Além da própria obra, uma programação com palestras, apresentações culturais, entre outras atividades foi montada. Para conferir ela completa, CLIQUE AQUI.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários