Em parceria com universidade dos EUA, Governo de AL ouve servidores Funcionalismo público do Estado terá a oportunidade de contribuir com ações na área de gestão de pessoas; participação é totalmente on-line

27 jan 2021 - 22:30


Diagnóstico obtido servirá como base para o planejamento de ações direcionadas à área de gestão de pessoas (Foto: Minne Santos / Agência Alagoas)

A partir de hoje, servidores de todo o Estado estão convidados a responder uma pesquisa sobre seu dia a dia de trabalho. Isso porque, em parceria com a Duke University, da Carolina do Norte, o Governo de Alagoas lançou uma pesquisa que tem como objetivo entender várias dimensões relacionadas ao engajamento do funcionalismo no serviço público. O diagnóstico obtido servirá como base para o planejamento de ações direcionadas à área de gestão de pessoas.

“Considerando que aproximadamente 50% da força de trabalho de servidores públicos está atualmente em trabalho remoto, que essa modalidade tem possibilidades de permanecer, de alguma maneira, pós pandemia e que essa dinâmica impacta os pontos que pretendemos analisar, dedicamos um espaço da pesquisa exclusivo para quem está em teletrabalho, agregando ainda mais nossa análise”, afirma Thais Gargantini Cardarelli, Diretora da Kayma Brasil e colaboradora externa do Center for Advanced Hindsight.

A pesquisa já teve participação de mais de 30.000 servidores do Governo Federal e apoiou a revisão de políticas públicas que afetaram os 600.000 colaboradores da federação. Agora, funcionários públicos de todos os estados do Brasil também terão a oportunidade de serem ouvidos, contribuindo com ações de gestão que irão impactar positivamente a sua rotina de trabalho.

Parte de um estudo conduzido mundialmente pelo Center for Advanced Hindsight (CAH) da Duke University, nos Estados Unidos, em conjunto com a Harvard Business School e a Kayma, o trabalho apura dados comportamentais para comparar com pesquisas internacionais, já que, além do Brasil, servidores dos EUA, Canadá, Israel e Reino Unido também responderam ao questionário.

“Nosso objetivo é avaliar o uso de ferramentas de trabalho dos servidores e obter um panorama da administração pública e do dia a dia do servidor”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos. “A participação é voluntária e serão garantidos o anonimato e a confidencialidade das informações fornecidas” complementa.

A expectativa é de que a pesquisa contemple o máximo de servidores, tendo em vista que os dados serão fundamentais para tomadas de decisões que deverão aprimorar e melhorar as condições de trabalho do quadro de pessoal do Executivo alagoano. “O estudo liderado pela universidade estadunidense vai enriquecer nossas bases de dados e ajudar nos avanços das melhores práticas para o trabalho dentro do funcionalismo público”, pontua Fabrício Marques Santos.

Para responder ao questionário, basta acessar o este link

Por Flávia Matos com Duke University / Agência Alagoas

Comentários