Em Maragogi, CNM debate turismo de aventura para todas as idades

31 jul 2018 - 10:00


Foto: Reprodução / CNM

Apreciar as belezas naturais, praticar atividades físicas e vencer desafios. Três fatores que estão entre os objetivos de turistas em busca de adrenalina. Várias cidades brasileiras são referências no turismo de aventura.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca alguns dos mais visitados destinos turísticos do país nesse segmento e que contribuem com a geração de empregos além de movimentar a economia local. A entidade ainda reforça que essa temática também vai fazer parte do encontro Turismo em Unidades de Conservação e Governança.

O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto em Maragogi, Alagoas, e vai contar com a participação do presidente da CNM, Glademir Aroldi. As inscrições estão abertas.

A CNM considera o Brasil uma referência no turismo de aventura. Esse posicionamento é reforçado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os vários potenciais para que o país se torne o maior destino das pessoas que buscam desafios em ambientes naturais estão a maior concentração de biodiversidade do mundo (20% do total) e mais de 230 pontos de referência indicados para as atividades. Ainda são relevantes para esse posicionamento a extensão de 7.408 quilômetros litorâneos e a concentração de 62% da vegetação nativa na extensão territorial do Brasil.

Foto: Reprodução / CNM

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), mais de 5 milhões de turistas visitam o País em busca dos mais notáveis destinos para a prática de exercícios ao ar livre. Ainda segundo a entidade, há mais de 2 mil empresas especializadas no segmento. Dados do Ministério do Turismo apontam que essas empresas faturam em torno de R$ 500 milhões por ano e têm um total de mais de 5.300 clientes atendidos.

Principais atividades

Os cenários nos Municípios brasileiros para movimentar o corpo em práticas das mais brandas até as mais emocionantes são variados. Caminhada, cavalgada, cicloturismo e esportes radicais, como montanhismo, arvorismo, bungee jump, escalada, tirolesa, surfe, windsurfe, mergulho, canoagem, kitesurf, windsurf e voo livre estão na lista de atrativos.

Um dos destaques no país é o Município de Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui uma bela formação de montanhas de rochas calcárias em 76.481 hectares de área. O parque é dividido em dois fragmentos, um ao norte e outro ao sul, e tem o maior trecho de Mata Atlântica do Estado. Entre os esportes mais praticados no local estão rapel, parapente, mergulho em cavernas, rafting e trekking.

É em um dos principais biomas do país que o turista pode desfrutar das belezas da Chapada dos Veadeiros. A reserva concentra a maior parte de cerrado contínuo do mundo. O Parque Nacional abrange os Municípios goianos de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás e possui grandes formações vegetais em sua área com 65.514 hectares. Por ser próxima à capital federal, turistas do mundo inteiro chegam pelo Aeroporto de Brasília e seguem de carro por 200 km de estrada. O forte dessa região são as cachoeiras, muito utilizadas para a prática de rapel e trekking.

Outros destinos turísticos

A região Sudeste do Brasil é outra alternativa para quem gosta de esportes radicais. No Município paulista de Brotas o turista pode conhecer várias nascentes e rios que deságuam em cachoeiras. A cidade oferece muitos atrativos turísticos, em sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). O Município é conhecido como a capital do turismo de aventura do estado. Entre as atividades ideais para se praticar nessa região estão: tirolesa, canionismo, rafting, queda livre, arvorismo e passeios em quadriciclos.

Ainda no Sudeste, entre os Municípios mineiros de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Richo, fica a Serra do Cipó. A região possui mais de 60 cachoeiras, uma flora diversificada e outras atrações do Parque Nacional, que atrai turistas interessados em canoagem, tirolesa e rapel. Subindo para o nordeste brasileiro, mais precisamente entre os Municípios maranhenses de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves o viajante pode conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses.

O local encanta por 155 mil hectares de pura beleza e conta com altas dunas que chegam a até 40 metros de altura. Além disso, podem ser apreciadas no local lagoas de água doce, com tons de verde e azul. Nas cidades que dão acesso ao parque, há áreas próprias para a prática de atividades como kitesurf, windsurf, caiaque, stand up padlle e surf.

Turismo em Maragogi

O encontro promovido pela CNM em Maragogi vai apresentar aos gestores municipais o Turismo em Unidades de Conservação e Segurança. Além do presidente da CNM, o evento vai reunir no Município alagoano autoridades locais, estaduais e federais para debater temas como políticas públicas integradas para governança do turismo, boas práticas, desenvolvimento, desafios e perspectivas para os Municípios.

Da CNM Com informações do Governo do Brasil

Comentários