Educação de Jovens e Adultos transforma vidas em Canapi

09 fev 2019 - 21:23

Foto: Assessoria

Tratando a educação sempre como prioridade, a Prefeitura de Canapi, tem alcançado excelentes índices de presença e aproveitamento de alunos do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A gestão do prefeito Vinícius Lima tem incentivado técnicos e professores por acreditar que é preciso oportunizar os alunos que abandonaram os estudos a escreverem um novo capítulo em suas vidas.

A Secretaria Municipal de Educação explica como vem se dedicando em mudar o paradigma de diferenças sociais, oferecendo todas as chances possíveis dentro do contexto educacional.

“Promovemos uma Educação de qualidade, incentivando o retorno das pessoas ao convívio das salas de aula. É aí que se confirma o grande sucesso que a cidade tem alcançado com o EJA”, destaca a titular da pasta da Educação.

Bolsa EJA

Entre outros incentivos para facilitar o retorno desta clientela aos estudos, o município criou o “Bolsa EJA”, através do Programa Recomeço. Ele foi criado a partir da Lei do Bolsa Família, devidamente apreciado e aprovado pela Câmara Municipal.

Seu objetivo é contemplar grande parte dos alunos com incentivo financeiro para prestarem serviços na comunidade e nos órgãos públicos.

Para ter acesso ao Bolsa EJA, o aluno deve comprovar baixa renda e/ou situação de vulnerabilidade social e não ter nenhum vínculo empregatício com a Prefeitura.

Os estudantes não contemplados com este incentivo financeiro, em ação também apreciada pela Câmara Municipal, recebem uma Cesta Básica mensal.

Além do combate à evasão escolar a ação estimula os alunos a completarem o ciclo de aprendizado dentro do prazo previsto. Uma das exigências para o aluno ser agraciado com os programas é a assiduidade às aulas.

“O mérito do programa é fruto do empenho de professores e técnicos que são devidamente treinados. Eles atuam em salas atrativas, com material didático compatível, merenda escolar e aulas dinâmicas. Tudo para estimular os alunos a participarem ativamente”, diz a gestão.

Bom IDEB

Outra prova da efetiva ação desses incentivos é visto através do resultado alcançado no IDEB, onde a cidade ultrapassou a média pretendida, numa clara demonstração de seriedade no trabalho desenvolvido.

“Um dos maiores desafios da gestão de Canapi é desconstruir a imagem negativa com que a cidade vinha sendo vista, devolvendo aos seus munícipes a cidadania e a recuperação definitiva de sua autoestima”, ressaltou o jovem prefeito Vinícius.

Para conferir de perto os resultados da Educação de Canapi basta visitar as escolas ou acessar o semed-canapi.blogspot.com. Lá pode ver de perto a seriedade do trabalho e acompanhar tudo o que acontece.

Da Assessoria / Pref. Canapi

Comentários