Editorial: Em Santana, Executivo continua falhando na comunicação

04 mar 2018 - 16:33

Poder Executivo continua não se comunicando (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Em julho de 2015 o site Alagoas na Net escreveu um dos seus Editoriais de Domingo e levantou uma importante questão: a falta de comunicação do Poder Executivo para com a população. O texto pode ser revisto, CLICANDO AQUI.

Quase três anos se passaram e parece que o episodio polêmico desta semana (o aumento na Contribuição de Iluminação Pública) evidenciou que, mesmo com uma nova gestão, o diálogo de Poder Público Municipal para com sua comunidade está longe do ideal.

Sem entrar no mérito da questão levantada pelos vereadores, de uma possível fraude num projeto, focamos aqui que o município claramente optou por embutir o aumento da iluminação, dentro de outra lei, sem o debate público.

Quando se lançou o projeto de atualização de tributos, percebe-se que não houve divulgação, convocação de audiência pública ou mesmo, após aprovado, comunicação da população, que iria pagar “um pouco mais” por alguns serviços.

Seria desnecessário dizer que um projeto de tanto impacto no dia-a-dia das pessoas, necessita de ampla divulgação. Entretanto, para quem não sabe, o principio da publicidade é um dos cinco que embasam a administração pública.

De tão importante, o ato de Publicidade está fixada no artigo 37 da Constituição Federal, junto com os princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficiência. Todos juntos norteiam como deve agir um gestor.

Dado os fatos, só restam os questionamentos: por que o município falha tanto em se comunicar? Quantas polêmicas mais serão necessárias para mostrar fatos que deveriam estar mais que expostos? Com a palavra, o senhor prefeito.

Comentários