Editais de incentivo à cultura beneficiam quatro segmentos; confira os prazos

18 ago 2021 - 21:00

As políticas públicas de fomento cultural não podem parar. É com essa convicção que o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vem promovendo, apoiando e financiando um conjunto de editais em diversos segmentos.

Audiovisual, música, dança e exposição de artes visuais são as categorias contempladas pelos certames atualmente.

Em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), o edital para o V Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas está com inscrições até o dia 24 de setembro. O certame tem o objetivo de selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais brasileiras independentes nos formatos de Longa-Metragem, Tele-Filme, Obra Seriada, Curtas-Metragem e Projeto de Cursos de Formação. Com investimentos de quase R$ 8 milhões, recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura Alagoana (Fica) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, os projetos vencedores receberão financiamento a depender do formato que se propõe.

A 17ª Mostra Alagoana de Dança visa promover e estimular a dança em seus diversos estilos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro. Poderão se inscrever para participar da Mostra: escolas de dança, grupos amadores ou profissionais, bailarinos profissionais ou não, residentes em Alagoas, em todas as modalidades cênicas. Cada grupo, artista ou companhia poderá inscrever até duas coreografias. As apresentações estão previstas para o período de 10 a 30 de outubro de 2021.

O Em Cantos de Alagoas – Festival de Música Popular Alagoana segue para sua quarta edição. O edital irá selecionar participantes para o evento, que acontece entre os dias 29 de setembro a 02 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto. Ao todo, serão investidos R$ 34.800 nas categorias de melhor letra, melhor intérprete, voto popular, melhor arranjo e classificação técnica. Podem participar pessoa natural, residente há, no mínimo, três anos no Estado, grupos artísticos e menores de idade mediante apresentação de autorização dos responsáveis. As músicas apresentadas devem ser inéditas e originais, de qualquer gênero, ritmo ou estilo, obrigatoriamente em língua portuguesa ou em dialeto brasileiro. Cada artista poderá inscrever apenas uma música de sua autoria ou de terceiros, desde que resguardados todos os direitos autorais.

Os editais da Secult estão disponíveis no link http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2021. O material de inscrição poderá ser entregue de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h, presencialmente, no Setor de Protocolo da Secult e, de forma virtual, através da plataforma http://cuca.al.gov.br ou ainda pelos Correios, pelo SEDEX com Aviso de Recebimento – AR (sendo considerada a data da postagem).

Também estão abertas até o dia 14 de setembro as inscrições do edital de ocupação da galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, que tem o objetivo de selecionar projetos de artistas visuais de todo o país para exposições. Quatro propostas artísticas serão selecionadas, coletivas ou individuais, que devem contemplar obras relacionadas às artes visuais e suas diversas linguagens, como Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, entre outras manifestações, híbridas ou não. Os interessados podem realizar sua inscrição no link diteal.al.gov.br.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, os editais demonstram o compromisso do Governo de Alagoas com os mais diversos segmentos culturais. “A cultura é o que faz a sociedade ganhar cor, energia e alegria. Ter investimento no setor cultural, por meio de editais que democratizam o acesso às verbas públicas, é essencial para estimular e garantir as criações artísticas alagoanas e a descoberta de novos talentos, além de fomentar e garantir a manutenção da nossa cultura”, destacou.

Por Mark Nascimento / Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.