‘Édipo Rei’ é a atração desta quarta (19) no Teatro Deodoro; confira Espetáculo será encenada por alunos da rede pública de ensino de Paripueira

19 jul 2017 - 01:48


Peça do dramaturgo grego Sófocles foi escrita em 427 A.C e é baseada no mito de Édipo Rei, amaldiçoado pelos deuses (Foto: Divulgação)

A tragédia grega ‘Édipo Rei’ será encenada por alunos da rede pública de ensino, integrantes do Instituto de Preparação para Cena, da Ufal, nesta quarta-feira, às 19h30, no Teatro Deodoro é o Maior Barato. A peça é dirigida por Cleyton Alves e tem no elenco atores como Ana Lídia, Eriel Santos, Deweson Marques, Douglas Guilherme, Luca Souza, entre tantos outros, além do ator convidado, Alan Cardoso.

Édipo Rei é uma peça do dramaturgo grego Sófocles, escrita em 427 A.C. É baseada no mito de Édipo Rei, amaldiçoado pelos deuses, e citada pelo filósofo grego Aristóteles em sua obra ‘Poética’, sendo, portanto, a tragédia grega mais emblemática. Posteriormente, no século XIX, foi utilizado por Freud na psicanálise para falar do amor dos filhos com os pais durante a infância, o chamado Complexo de Édipo.

A montagem no Teatro Deodoro traz uma orquestra no fosso, o que torna o espetáculo mais grandioso. “Quando a gente decidiu colocar uma pequena camerata pra fazer a trilha sonora do espetáculo ao vivo, a gente pensou onde poderia colocar essa orquestra sem ela estar na cena propriamente dita, pra não entrar em desconexo com a vestimenta dos atores. E nada mais justo que usar o fosso, que faz com que a orquestra fique no palco. Você chega no teatro e vê uma orquestra ao vivo; isso só engrandece o espetáculo”, explicou o diretor Cleyton Alves.

Ele contou que desde que entrou na universidade sentiu vontade de montar Édipo ou estar no elenco, participando de alguma forma… “Quando coloquei o projeto na universidade e eles aprovaram, consegui fazer essa pesquisa com alunos da escola pública. São 20 pessoas no elenco, todas de escolas públicas de Paripueira. Foi um duplo desafio: montar Édipo e com alunos do ensino médio, na faixa etária entre 14 e 19 anos. E foram duas conquistas em uma só: edital da Ufal e do Teatro Deodoro é o Maior Barato, estou feliz e realizado. É um clássico em cima de outro: teatro clássico, música clássica e texto clássico. São muitas realizações que, às vezes, você nem acaba acreditando. Será que está acontecendo? Está acontecendo sim! Vim de escola pública e é muito gratificante poder proporcionar tudo isso”, revelou o diretor.

Serviço:

Teatro Deodoro é o Maior Barato – Espetáculo Édipo Rei

Quando – Quarta-feira (19/7), às 19h30

Onde – Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Ingressos – R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia entrada e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site.

Por Hannah Copertino / Agência Alagoas / Editada pela Redação

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.