Dom Odilon Scherer pede para fiéis rezarem por Igreja e Papa

22 fev 2013 - 20:53

(Foto: Divulgação)

No dia da Festa da Cátedra de São Pedro, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, celebrou umas das últimas missas antes de viajar para Roma para participar do conclave que elegerá o sucessor do papa Bento XVI.

Em uma Catedral da Sé lotada, com as autoridades sentadas na primeira fileira – entre elas o governador do estado, Geraldo Alckmin, e o arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes – dom Odilo celebrou a missa, pediu para os fieis confirmarem a fé na Igreja Católica e falou também da eleição do novo Papa.

Segundo o cardeal, “o Papa é o primeiro pastor da Igreja, o guia dos fieis, e por isso tem de ensinar um caminho coerente com aquele dos apóstolos. Vamos pedir a Deus que mantenha firme essa fé, na base da qual ele construiu sua Igreja”.

Lembrando do momento em que Jesus disse a São Pedro “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, dom Odilo disse que a Igreja continua seu caminho “com a ajuda de seu pastor e de Deus”. O cardeal pediu os fieis a ficarem juntos com o pastor, o Papa, porque isso significa “confirmar a fé em Deus”.

Dom Odilo agradeceu Bento XVI pelo seu magistério e explicou que esse é um “momento de renovação da Igreja, a qual se regenera constantemente”. Ele pediu “para rezar pela Igreja e pelo Papa” e que Deus “conduza a comunidade e a mantenha unida” nesse momento particular.

O cardeal afirmou ainda a Igreja é um “mistério”, porque não representa somente aquilo que se vê com os olhos, mas vai além. “Se a Igreja fosse somente um projeto dos homens, nós, homens, teríamos destruído-a há muito tempo”, defendeu.

Ansa

Comentários