Divulgado Edital do concurso da PRF; especialista fala para candidatos Ao todo, serão abertas 1.500 vagas destinadas a qualquer candidato com Ensino Superior; inscrições começam em 25 de janeiro, pelo site do Cebraspe

21 jan 2021 - 20:30

O edital dispõe de 1,5 mil vagas para a corporação (Foto: Assessoria / PRF)

Foi publicado nesta segunda-feira (17) o edital da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a abertura de 1,5 mil vagas para a corporação. Segundo cronograma apresentado antecipadamente pelo diretor geral da PRF, Eduardo Aggio, as inscrições acontecem ainda no dia 25 de janeiro, com as provas objetivas sendo realizadas no dia 28 de março.

A publicação do edital é o grande divisor de águas para os candidatos que querem ingressar na carreira pública. Quando o documento é oficialmente divulgado, a dinâmica de estudos  deve seguir outro rumo, e a preparação do concurseiro deve ficar ainda mais intensa e direcionada, segundo o coordenador pedagógico do AlfaCon Concursos, Daniel Lustosa.

Segundo ele, os concurseiros devem pensar em uma nova estratégia de preparação, focada em revisar os conteúdos e, com todos os detalhes da prova em mãos, concentrar seus esforços nas matérias mais cobradas e no estilo de questão da banca organizadora, que nesta edição será a Cebraspe. “Cada banca costuma seguir uma tendência específica de perguntas e assuntos, por isso, conhecer o perfil da prova deixará o candidato mais apto e confiante para resolver as questões. Além disso, realizar simulados com frequência ajuda o concurseiro a identificar seus pontos fortes e fracos e a distribuir seu tempo de maneira mais eficiente”, explica.

Atenção para o TAF

Com caráter eliminatório, o TAF (Teste de Aptidão Física) da PRF é uma das etapas do processo do concurso que avalia as condições físicas dos participantes por meio de exercícios específicos. Serão quatro exercícios realizados tanto pelos candidatos do sexo masculino quanto do feminino, mas com critérios avaliativos diferentes. Para serem considerados aptos no TAF da PRF, eles devem ser submetidos a todos os testes e obterem o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada um e média aritmética de 3,00 pontos no conjunto dos testes. Já os participantes considerados inaptos serão eliminados. 

Lustosa frisa que o treinamento para esse teste pode ser também uma opção de descanso para o candidato, o que é tão importante quanto o estudo dos conteúdos. “Estar com a saúde física e mental em dia é essencial para o candidato obter um bom desempenho no dia da prova. É preciso encontrar um equilíbrio, mantendo uma rotina de estudos forte e, ao mesmo tempo, respeitando seus limites psicológicos”, finaliza.

As inscrições para o edital podem ser acessadas por meio do site da Cebraspe, organizadora do edital.

Sobre o AlfaCon (www.alfaconcursos.com.br): Referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil, o grupo atua também com a Editora AlfaCon, que produz materiais didáticos próprios, com mais de 100 títulos em catálogo. Ao longo de sua história, o AlfaCon soma mais de 119 mil aprovações para os concursos das áreas Policial, Administrativa, Tribunal e Militar. Hoje, além do online, o AlfaCon possui 2 sedes para estudo presencial em Cascavel, no Paraná.

Por Assessoria

Comentários