Sobre Afrânio

Afrânio é Economista formado pela Universidade Federal de Alagoas UFAL, com Especialização em Marketing Digital é Assessor de Marketing do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, e Consultor de marketing médico. Com experiência de mais de 5 anos, possui vasto conhecimento em produção de conteúdo. Desenvolvimento de campanhas de Google Ads (Adwords), Facebook Ads e Google Analytics.


Dicas preciosas para clínicas e médicos no Instagram

11 agosto 2021


Foto: Ilustração

É muito importante para uma clínica médica ter uma presença digital forte, já que a principal forma de divulgação dos tempos de hoje é a Internet. 

Uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários é o Instagram. Em 2020, registrou-se a presença de 1 bilhão de pessoas ativas na rede, que completa 10 anos de existência.

Por isso, separamos algumas dicas preciosas para clínicas e médicos que desejam fortalecer a sua presença digital no Instagram.

Organize a sua Biografia

Todas as principais informações devem constar no perfil da clínica.  Por isso, a “Bio” (abreviação de biografia), deve constar informações como: 

– Nome da empresa
– Ramo de atuação
– Descrição do negócio
– Endereço
– Prêmios
– Site oficial
– Hashtags
– Telefone de contato
– E-mail
– Chamada para a ação
– Perfis em outras redes sociais.

Estas informações essenciais já facilitarão o contato do paciente com o médico, encurtando o caminho para uma conexão duradoura.

Crie conteúdo relevante

Já o feed (local que reúne todas as publicações do perfil) deve ser organizado e pensado como um resumo do conteúdo que a clínica ou médico produz. 

Para construir um feed organizado, é necessário projetar o conceito e o visual desejável para que os seguidores e futuros pacientes vejam da sua clínica. É importante pensar numa paleta de cores, em imagens reais e limpas e em fontes que não sejam carregadas de informação.

Além do feed, o Instagram possui diversos outros recursos que podem ser explorados pelos médicos para levar seu conteúdo até o maior número de pessoas possível. Esses recursos são os stories, reels, destaques e IGTV.

Interaja com o seu público 

Especialistas apontam para a importância da criação de um calendário de postagem que abranja todos esses recursos. Aproveitar datas comemorativas para realizar sorteios e lives (transmissões ao vivo) também é uma ótima pedida para estreitar as relações com os seus seguidores.

É possível programar as postagens através de gerenciadores de mídias sociais pagos e gratuitos. O Facebook Business é uma dessas plataformas, que permite a postagem tanto no Instagram como em páginas do Facebook concomitantemente.

Não é só a produção de conteúdo que eleva o engajamento dos seus seguidores com a clínica, é importante produzir conteúdo relevante e interativo. Para isso, é recomendável usar e abusar dos stories, onde é possível realizar enquetes, pesquisas, cartões, testes e contagens regressivas.

Indicação de ferramentas

Nem todo mundo precisa se formar em designer gráfico para postar no Instagram. Vamos deixar aqui algumas dicas de ferramentas de criação de arte para os médicos ou gerenciadores de perfil que desejam se aventurar na criatividade.

Canva: excelente ferramenta para criar as artes e imagens, garantindo que o conteúdo seja visualmente agradável e esteja em linha com a comunicação da sua clínica.
Fotor: ferramenta que conta com a funcionalidade de edição de fotos.

Crello: perfeita para a criação de animações e gráficos para as redes sociais.

Snappa: fácil usabilidade para criar imagens rápidas.

Stencil: templates criativos e funcionais para elevar a qualidade das postagens da sua clínica.

Vamos recapitular algumas dicas para que os médicos fortaleçam sua presença digital no Instagram:

1 – Organize a sua Biografia;
2 – Crie conteúdo relevante;
3 – Interaja com o seu público através dos stories;
4 – Indicação de ferramentas.

Utilizando uma estratégia eficiente de Marketing Digital e as ferramentas adequadas, os resultados são inevitáveis. Construa uma presença digital sólida e confiável nas redes sociais para sua clínica e observe o número de pacientes crescer exponencialmente. 

Afinal, médicos e especialistas de saúde também são grandes influenciadores na manutenção da qualidade de vida dos seus pacientes.

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