Dia Internacional da Animação: Alagoas marca presença com exibições na Capital e Interior

26 out 2013 - 06:42


Além de Maceió, cidades como Penedo, Arapiraca, Piaçabuçu e Taquarana também celebraram atividades para o dia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em sua décima edição, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado em todos os Estados brasileiros com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Na próxima segunda-feira, 28, às 19h30, haverá exibições em mais de duzentas e trinta cidades do país. Em Alagoas, o DIA será celebrado nas cidades de Maceió, Penedo, Arapiraca, Piaçabuçu e Taquarana.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com parceria da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), o Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Em 2013, foram inscritos cento e quinze curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, onze foram selecionados para o programa oficial brasileiro. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições.

O evento também acontece em trinta países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul e Austrália. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do Dia Internacional da Animação.

Dia Internacional da Animação em Maceió e Penedo

Coordenado por Sérgio Onofre, professor e diretor do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Dia Internacional da Animação em Maceió e Penedo receberá sete curtas-metragens na próxima segunda-feira, 28, a partir das 18h30. Os filmes Ele, O natal do burrinho, Peixe frito, Pajerama, Ícarus, Rua das tulipas e Frankstein punk fazem parte da Mostra Paralela, organizada pelo projeto de extensão Cine Artpopular, da Ufal.

A partir das 19h30, terá início a Mostra Oficial, com filmes em curta-metragem do Brasil e de outros países.

Em Maceió, o DIA será realizado no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbú. Já em Penedo, devido ao sétimo Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia no Teatro Sete de Setembro, o DIA será realizado na Praça 12 de Abril.

Dia Internacional da Animação no mundo

No dia 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Em comemoração a essa data, a Associação Internacional do Filme de Animação lançou o evento em 2002, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

SERVIÇO

O que: Dia Internacional da Animação

Quando: 28 de outubro

Onde: Maceió – Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Praça Sinimbú, 206 – Centro

Penedo – Praça 12 de Abril, Centro Histórico de Penedo

Horário: Mostra paralela – 18h30

Mostra Oficial – 19h30

Censura: Livre e 12 anos

Entrada gratuita

Mais informações: 3214-1541/9993-0100 e no site www.abca.org.br/dia/

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.