Dia de Santo Antônio: você sabe a história do famoso santo casamenteiro?

13 jun 2017 - 17:15

Frei da Igreja Católica conta um pouco da história que ronda essa divindade muito conhecida no mês junino.

Santo Antônio, o santo casamenteiro (Foto: capuchinhos.com)

Que grande parte dos brasileiros sabem que hoje é comemorado o Dia de Santo Antonio, isso não é novidade. Porém, se perguntamos a mesmas pessoas, a origem do popular santo casamenteiro, quantos saberiam essa história? Ou melhor, como e quando surgiu a fama do santo, de ser o mais procurado para os que buscam um novo amor?

Para dirimir essa dúvida o Alagoas na Net fez uma busca na internet e achou hoje uma matéria no site A Tribuna, do estado de São Paulo. A reportagem do periódico conversou com o frei João, reitor do Santuário do Valongo, em Santos, e falou um pouco da história dessa divindade da Igreja Católica.

Para começar, uma das primeiras curiosidades está no seu nome de origem, Fernando de Bulhões. O pároco também aborda a entrada do santo na Ordem Franciscana, e que um dos seus costumes era presentear as moças pobres com o dote, para que pudessem se casar.

A matéria também aponta a origem da trezena de Santo Antonio, uma tradição que acontece em louvor nos 13 dias antecedentes à sua festa. A devoção é muito antiga e teve origem Bolonha, na Itália, no ano de 1617.

Confira a matéria completa CLICANDO AQUI

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários