Dia da Justiça é comemorado nesta quarta-feira (8) Juiz Claudemiro Avelino conta como surgiu a Justiça em Alagoas em entrevista para a TV Tribunal

07 dez 2021 - 20:34


Juiz Claudemiro Avelino conta como surgiu a Justiça em Alagoas em entrevista para a TV Tribunal (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (8) é comemorado o Dia da Justiça e para falar sobre o assunto, a TV Tribunal entrevistou o juiz e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, Claudemiro Avelino. O magistrado resumiu os principais eventos históricos do nascimento da Justiça em Alagoas.

Segundo o magistrado, a Justiça de Alagoas surgiu a partir dos primeiros núcleos de povoamento, com o surgimento das primeiras vilas: Penedo, Marechal Deodoro e Porto Calvo. Nelas foram instaladas as casas da Câmara e Cadeia, locais de trabalho dos juízes ordinários.

Com o passar do tempo, preocupada com o desenvolvimento econômico no Brasil, Portugal enviou os juízes de fora, formados na Faculdade de Coimbra, para atuarem na colônia. Ainda nessa época, as terras de Alagoas eram comandadas pela Comarca de Olinda.

“A administração da Justiça em Alagoas em território Alagoano passou a existir com a chegada do primeiro homem formado em Direito que veio atuar em terras alagoanas, que foi o ouvidor geral José da Cunha Soares, que tomou posse na Comarca das Alagoas, hoje Marechal Deodoro, em 1712”, contou o juiz.

Assista ao vídeo na abaixo e conheça um pouco mais da história de Alagoas contada pelo magistrado que também é historiador e foi responsável por boa parte do acervo do CCM.

Por Assessoria / TJ-AL 

Comentários