Deputada pede que Estado crie sistema e desburocratize abertura de empresas em AL Parlamentar diz que graças à iniciativa em São Paulo, por exemplo, a abertura de empresas de baixo e médio risco vai cair de 17 dias para um a dois dias.

10 fev 2021 - 13:00

Deputada Cibele Moura (Foto: Assessoria)

A abertura e regularização de empresas é um passo para a geração de emprego e renda. Porém, entraves burocráticos acabam por dificultar esse processo. Para assegurar uma mudança nesse quadro, a deputada estadual Cibele Moura (PSDB) apresentou indicação com apelo ao governador Renan Filho e ao secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, para que empreendam esforços no sentido de desenvolverem um sistema unificado para a abertura e regularização de empresas.

A parlamentar lembra que o governo federal lançou um programa semelhante nesse sentido denominado Balcão Único, feito em parceria com alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro, que unifica processo de abertura de empresa em um mesmo portal, responsável pela emissão de licenças e autorizações dos três níveis da federação.

“É importante que o governo de Alagoas busque também as parcerias institucionais necessárias para a retomada da economia”, diz Cibele. Na justificativa da indicação, Cibele destaca que a partir da unificação do processo, em São Paulo, por exemplo, a abertura de empresas de baixo e médio risco vai cair de 17 dias para um a dois dias. Além de reduzir, para as empresas, em 4,2% do custo necessário para a conclusão dos processos.

Por Niviane Rodrigues / Assessoria Deputada Cibele Moura

Comentários