Dentista sertaneja estará na maior triagem odontológica do mundo

27 abr 2017 - 07:40


Sandra Bezerra participa mais uma vez deste projeto de nível mundial.

Dentista Sandra representa o Sertão de Alagoas no evento (Foto: Cortesia / Arquivo pessoal)

Dentista Sandra representa o Sertão de Alagoas no evento (Foto: Cortesia / Arquivo pessoal)

A cidade de Maceió receberá nesta quinta-feira (27) mais uma edição da “maior triagem odontológica do mundo”. O projeto está em seu quinto ano consecutivo, atuando em mais de 300 municípios do Brasil e outros 10 países da América Latina e Portugal. O objetivo é recuperar a saúde bucal de milhares de adolescentes carentes com idades entre 11 e 17 anos.

A ação é uma iniciativa da Oscip “Turma do Bem” em parceria com a empresa Oral-B. Normalmente as atividades eram realizada no dia 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, entretanto, este ano decidiram antecipar as ações para a véspera.

Uma das profissionais que estarão presentes no evento é a dentista olhodaguense Sandra Bezerra Silva. Ela é uma das coordenadoras regionais da Turma do Bem em Alagoas e estará representando, mais uma vez, a Região do Sertão. A profissional ressalta a importância do projeto destacando que “um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz”.

“Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma a odontologista sertaneja.

O local do evento será na Escola Municipal Dr. Denisson Luiz Cerqueira de Menezes, no bairro Tabuleiro dos Martins. O horário de atendimento será das 9h às 16 e é aberto a toda a população local.

Como Funciona?

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos.

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O fundador e presidente voluntário, Dr. Fábio Bibancos, foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka e pela SchwabFoundation por seu trabalho à frente da TdB.

Sobre o Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.

Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 16 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.500 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa também está presente em Portugal e outros doze países da América Latina.

Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. Mais de 550 mil jovens passaram pelas triagens do programa e 58 mil já foram encaminhados ao dentista.

Da Redação com Assessoria

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.