Delmiro Gouveia comemora 63 anos de Emancipação; conheça um pouco de sua história

14 fev 2017 - 14:30

O atual nome da cidade veio como uma homenagem ao empreendedor e industrial cearense, que residiu no início do século XX.

Centro da Cidade de Delmiro Gouveia (Foto: Kleber Costa da Silva / Ufal)

Centro da Cidade de Delmiro Gouveia (Foto: Kleber Costa da Silva / Ufal)

O município de Delmiro Gouveia completa nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, 63 anos de Emancipação Política. O território, antes chamada Vila da Pedra pertencia ao município de Água Branca, mas a partir da Lei 1.623 de 1952 foi elevado ao status de município.

Além dos dados técnicos, que situam a comunidade no Alto Sertão, o município é o único em Alagoas a fazer divisa com três estados ao mesmo tempo: Bahia, Pernambuco e Sergipe. Segundo dados do último senso do IBGE a população de Delmiro já ultrapassou as 50 mil pessoas e possui uma economia baseada na industria têxtil, comércio, agricultura e pecúaria.

O atual nome da cidade veio como uma homenagem ao empreendedor e industrial cearense, que residiu no início do século XX, tendo fundado ali uma importante indústria de linhas de costura, a Cia Agro Fabril Mercantil e também construído a Vila Operária Padrão. O povoado se criou graças a construção de uma estrada de ferro da Great-Western, denominada Ferrovia Paulo Affonso.

Numa busca pela internet o site Alagoas na Net achou um conteúdo interessante que fala um pouco da povoação e constituição dessa importante cidade nordestina. CLIQUE AQUI e conheça.

Vila da Pedra em 1929 com a igreja de 1920 (Foto: site História de Alagoas)

Vila da Pedra em 1929 com a igreja de 1920 (Foto: site História de Alagoas)

Comemorações

O atual prefeito de Delmiro Gouveia, o padre Eraldo divulgou através das redes sociais fotos da cerimônia de hasteamento das bandeiras realizada na manhã de hoje. O evento contou com honrarias prestadas pela Guarda Municipal, além da Orquestra Sinfonia Celeste, da Assembleia de Deus.

Apesar dessa celebração, nenhuma outra atividade foi divulgada oficialmente Pelo Poder Público para o dia de hoje.

Da Redação com informações da Wikipédia

Comentários