Delegado alerta sobre novo golpe aplicado em venda de moto e celular

04 fev 2021 - 19:30

Delegado alerta sobre novo golpe aplicado em venda de moto e celular (Foto: Alagoas na Net / Arquivo)

A Polícia Civil de Alagoas mais uma vez alerta a população sobre a maneira de estelionato que vem tendo aumento acentuado em seus registros. A nova modalidade de golpe continua tendo um intermediário, mas agora ele envolve a compra e venda de moto e celular, produtos de menor valor, que existem, porém, para enganar o proprietário e o interessado.

De acordo com o delegado Leonardo Assunção, do 1º Distrito da Capital (1º DP), os estelionatários estão aprimorando os golpes e um novo tipo, em particular, tem chamado a atenção.

Nesta nova modalidade, o golpista está clonando um anúncio da moto ou celular verdadeiro, normalmente publicado em sites de vendas, mas com valor inferior e seus dados para contato.

O comprador, se interessa pelo baixo preço, entra em contato com o estelionatário que age como um intermediário com o vendedor. A cada um deles, o golpista afirma que o outro tem uma dívida com ele e os convence de não conversarem sobre valores quando for feita a visita para ver o produto. E chega a dizer ser parente do verdadeiro vendedor.

Outro fato novo é que assim que o negócio é fechado, o intermediador solicita o pagamento pelo Pix ou a transferência do valor pelo banco digital, operações rápidas para o dinheiro cair na conta mais facilmente.

Geralmente, o dinheiro cai na conta e, somente aí o golpe é descoberto, pois o comprador verifica que o depósito não foi realizado em nome do verdadeiro vendedor e sim de um integrante da quadrilha de estelionatários.

Segundo Leonardo Assunção, o estelionatário nunca está presente durante as intermediações. “Ele liga, manda mensagens pelo WhatsApp, mas nunca aparece”, explicou ele.

Os números de telefones utilizados pelos golpistas são de Alagoas, mas as contas utilizadas para os depósitos, em nome de laranjas, são normalmente do Mato Grosso do Sul (Cuiabá, Cárceres, Rondonópolis, etc.), o que dificulta as investigações.

O delegado revelou que, nos últimos dias, vem registrando na área do 1º DP, em Maceió vários casos desse novo golpe, em Maceió.

 “As pessoas devem ter muito cuidado nas negociações – compra e venda de veículos, e agora moto e celular – feitos pelos sites de classificados, da internet, principalmente quando observar que os produtos oferecidos estão abaixo do valor de mercado”, concluiu Leonardo Assunção.

Por Assessoria / PC-AL

Comentários