Defesa Civil de Palmeira dos Índios alerta para os riscos de tempestades na região

04 fev 2020 - 09:39

Defesa Civil de Palmeira dos Índios alerta para os riscos de tempestades na região (Foto: Divulgação / Pref. Palmeira)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Palmeira dos Índios comunica que a população deve estar alerta à possibilidade de tempestades ou pancadas rápidas de chuvas intercaladas com períodos de tempo seco em toda a região.

Quem mora em áreas de encostas precisa ter cuidado com os riscos de deslizamento de terra. Além disso, é importante que toda a população não se aproxime de fiações elétricas e evite usar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos durante os temporais para evitar acidentes e até mesmo mortes.

Diante das chuvas inesperadas, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU) também adota medidas emergenciais, 24 horas por dia, para atender aos chamados da população.

“Preventivamente, estamos desobstruindo bueiros e bocas de lobo, notificando algumas pessoas que fecharam irregularmente essas bocas de lobo, pois a água precisa escoar por esses locais, e fazendo a limpeza necessária. Também estamos intensificando a coleta de lixo para que ele não se acumule e recolhendo metralhas e entulhos, para que não fechem as galerias da cidade. Além disso, estamos conectados com as secretarias de Infraestrutura e Defesa Civil e prontos para agir”, afirmou o secretário da SPCU Gilmar Torres.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil Flávio Emílio, o acumulado de chuvas, desde a semana passada até esta segunda-feira (3), é de 120 milímetros.

Esta quantidade de chuvas é considerada de média a alta, se levarmos em consideração que, em um ano inteiro, chove em torno de 800 a mil milímetros, em Palmeira. Mas está tudo dentro da normalidade, embora que em janeiro e fevereiro do ano passado não tivemos esse período chuvoso. Estamos precisando muito que chova, mas também precisamos estar atentos aos perigos que a chuva pode nos trazer”, disse Flávio Emílio.

Veja abaixo 8 coisas que você NÃO deve fazer durante uma tempestade:

1. Procurar abrigo debaixo de árvores ou lugares altos.
Os raios geralmente atingem objetos que estão em grandes elevações. Por isso, é contraindicado que durante a chuva você procure abrigo debaixo de árvores, pontos de ônibus, banheiros químicos ou lugares semelhantes.
2. Ficar em campos abertos
Como campo de futebol ou até mesmo em praias, em que você pode ser o ponto mais alto, fazendo assim, com que o seu corpo tenha grandes chances de ser atingido por um raio.
3. Não sair da água
Se a tempestade começar enquanto você estiver em uma piscina ou, principalmente, no mar, não leve a sério a brincadeira de que “você já está molhado, cair mais água não é um problema”, pois ficar na água durante a chuva é muito perigoso pode ser fatal!
4. Observar a chuva da janela
Você sabia que até o simples ato de apreciar a chuva da janela pode ser perigoso? Pois é! Portanto, mantenha janelas fechadas e fique distante delas, já que um raio pode ser conduzido pelo metal da janela e, consequentemente, atingir você.
5. Desligar aparelhos
De forma alguma toque em materiais elétricos durante uma tempestade, seja para usar ou desligar. Caso este seja atingido por um raio, o choque pode passar para você. Se a sua intenção é desligá-los, faça-o quando você ver que a chuva está chegando.
6. Usar aparelhos eletrônicos
Assim que a chuva começar, desligue todos os aparelhos eletrônicos da casa e espere até que a tempestade fique mais calma. Usar qualquer tipo de aparelho durante uma chuva forte pode ser perigoso e prejudicial, pois um raio ou relâmpago pode atingi-los e danificá-los.
7. Continuar dirigindo
Se a tempestade começar e você estiver dirigindo, procure o local mais próximo e seguro para estacionar o carro. Não encoste em nenhuma estrutura metálica do automóvel e mantenha as janelas fechadas. Se você estiver na estrada, conduza o veículo até o estabelecimento mais próximo, mas nunca pare no acostamento, pois o seu veículo pode ficar vulnerável a um acidente de trânsito. Caso um raio atinja o carro, o metal vai espalhar a carga elétrica, mas se você não estiver em contato, não será atingido. E não saia do veículo para ficar exposto à tempestade em hipótese alguma.
8. Tomar banho
Fique longe do chuveiro durante a tempestade, pois pode acontecer também de um raio atingir o aparelho e causar um choque bem grave.

Por Lucianna Araújo/Assessoria

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.