Cúpula da PC visita sertão de Alagoas

18 out 2012 - 01:26

Reunião com delegados (Foto: Renan Belo / assessoria)

Iniciando o ciclo de visitas as unidades policiais da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA 1), o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, esteve presente nesta terça-feira (16), no sertão de Alagoas, dando continuidade a estratégia de aproximação da cúpula da PC com delegados, agentes e escrivães das diversas regiões do Estado.

Dentro do plano de gestão integrada, o 9º encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Santana do Ipanema, e contou com a presença do diretor de Polícia Judiciária da Área 1, delegado Robervaldo Davino, do diretor de Informática e Estatística, delegado Medson Maia e delegado regional de Santana do Ipanema, Rosivaldo Vilar.

Ainda estiveram presentes, o delegado Rubens Cerqueira, de Dois Riachos e Poço das Trincheiras, o delegado Edvaldo Menezes, de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

No início da visita, Paulo Cerqueira confirmou o compromisso de manter na gestão da Polícia Civil servidores capacitados em gerir conforme o conhecimento de cada um. “Sempre me preocupei em escolher colegas de profissão que tivessem aptidão de desenvolver suas atividades baseadas em suas habilidades, assim temos diretores mesclados”, afirmou.

Ainda em sua fala, o delegado-geral evidenciou a necessidade de cada policial buscar capacitação por meio de cursos presenciais e à distância, como também outras questões como salários de agentes e escrivães, necessidade de reaparelhamento, com armas, munição e coletes individuais e reaparelhamento das delegacia com viaturas, computadores, impressoras dentre outros, foram abordados.

“Nosso projeto é disponibilizar uma pistola e um colete para cada policial. Para Isso, já estamos adquirindo 500 novas pistolas”, esclareceu.

A iniciativa desloca a estrutura da PC para as delegacias do interior, descentralizando o atendimento e colocando a disposição dos policiais todo o apoio logístico, por meio de serviços e treinamentos.

Foram levados para Santana do Ipanema, treinamento para uso do Sispol (Sistema de Informação Policial) e Infoseg, importantes ferramentas de investigação; Virtualização de inquéritos , uso da certificação eletrônica e digitalização de inquéritos.

A Equipe do Gercame (Gerência de registro, regulamentação e controle de armas, munição e explosivos), ofereceu manutenção de armas, realizada pelos armeiros da PC, como também instrução sobre o funcionamento de armas.

Durante este trabalho foi possível também realizar acautelamento de armas e coletes para chefes de operações, como atualização da carga de armamento em todos os distritos policiais.

O serviço de manutenção de rádios comunicadores instalados nas viaturas e na delegacia também foi disponibilizado.

O setor de mandados de prisão apresentou dicas de como melhorar a comunicação entre a central de mandados de prisão, da delegacia geral com as demais delegacias.

De acordo com o delegado Robervaldo Davino, o encontro com todos os delegados, agentes e escrivães da região foi também uma oportunidade de agradecer o empenho diário de cada um que atua no sertão de Alagoas. “Não poderia deixar de agradecer a todos da região, que ainda é uma área que sofre com problemas de efetivo, mas que vem desempenhando suas funções com o objetivo de alcançarmos nosso objetivo que é combater o crime”, ressaltou.

O diretor afirmou ainda que está disponível para acompanhar diariamente às ocorrências e dar apoio organizando e participando ativamente de ações planejadas, montando operações com o apoio de sua equipe e outras forças da Polícia Civil.

Na ocasião, o delegado regional de Santana do Ipanema, Rosivaldo Vilar, garantiu que desde a primeira reunião com o delegado Paulo Cerqueira, sempre houve a preocupação com o bom relacionamento entre delegados, agentes e escrivães. “Faz 32 anos que atuo na área policial e participar de reuniões com este enfoque é algo inédito”, assegurou.

Para Medson Maia, do Deinfo o objetivo também é conhecer as principais dificuldades dos distritos policiais, tentar sanar as dificuldades e elaborar um diagnóstico estrutural e de pessoal na PC. “Montamos uma estrutura na Delegacia Regional e vamos conhecer as necessidades locais e assim conseguir planejar também distribuição e reaparelhamento”, declarou.

Na próxima etapa, o delegado-geral estará em Delmiro Gouveia e Batalha.

Da assessoria PC

Comentários