Live com professores da Ufal debate obras do escritor santanense Breno Accioly

16 abr 2021 - 11:04

Foto: Divulgação / Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Uma parceria da Diretoria Municipal de Cultura de Santana do Ipanema e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos promoverá na noite desta sexta-feira (16) uma live para discutir as obras do escritor santanense, que dá nome a Biblioteca Pública da cidade, Breno Accioly. 

O encontro virtual acontecerá pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação, marcado para às 19h30. Foram convidados para falar sobre o autor dois doutores em Letras, Edilma Acioli de Melo Bomfim e Marcio Ferreira da Silva. O santanense Silvio Melo irá mediar o evento.

Titular da Diretoria de Cultura de Santana, o professor Robson França destaca que a live será um registro histórico para a cidade. “Essa será a primeira, desde que assumi a diretoria, mas muitas outras vão acontecer, uma ainda neste mês, em comemoração a Emancipação Política da cidade”, disse.

Participantes da live

Edilma Acioli de Melo Bomfim é doutora em  Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2000). É professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguísticas da Ufal. Tem estudos em obras de alagoanos, entre eles a Tese de Doutoramento voltada em obras do santanense, que virou o livro “Razão Mutilada: ficção e loucura em Breno Accioly”.

Márcio Ferreira da Silva é doutor em Letras, Literatura Brasileira pela Ufal. Fez os estudos de mestrado e doutorado sobre os romances de Lêdo Ivo. Publicou pela Catavento A cidade desfigurada, em 2001, um estudo crítico sobre Ninho de Cobras. Atualmente é professor adjunto e coordenador do Núcleo de Estudos em Literatura Alagoana-NELA, da Ufal, Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.

Sílvio Nascimento Melo é cronista e admirador do trabalho do escritor santanense Breno Accioly. Membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Maceió desde 2006 e Conselheiro da ABRH/AL 2020/2021. Atuou no Banco do Brasil e atualmente é Gerente Corporativo de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Misericórdia de Maceió desde 2005.

Sobre Breno Accioly

Nascido em 21 de março de 1921, filho do juiz Manuel Xavier Accioly e Maria de Lourdes Rocha Accioly, Breno Rocha Accioly foi um dos mais prestigiados contistas brasileiros. Além de escritor ele ainda foi jornalista e formou-se em Medicina pela Escola de Medicina do Recife em 1938.

Apesar da formação acadêmica, enquanto cursava medicina, passava maior parte do tempo envolvido com o meio literário, convivendo com grandes escritores como: Gilberto Freyre, João Cabral de Melo Neto e Lêdo Ivo. O santanense faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1966, aos 44 anos.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.