Covid-19: Mais de 60 mil doses de vacina serão distribuídas para os municípios Imunizantes serão destinados para vacinação de idosos entre 72 e 74 anos e continuar a vacinação dos profissionais de saúde

17 mar 2021 - 19:30

Secretarias Municipais de Saúde começam a receber nova remessa a partir desta quinta (Foto: Thiago Duarte / Agência Alagoas)

Mais um lote da vacina CoronaVac chegou em Alagoas, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), para continuar a campanha de vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a vacinação de idosos com idade entre 72 e 74 anos. As 60.600 doses do imunizante, recebidas na terça-feira (16), serão distribuídas para os 102 municípios alagoanos a partir desta quinta-feira (18).

Com esta nova remessa dos imunizantes, o MS já enviou 321.460 doses contra o Coronavírus para Alagoas, e desse total, os municípios alagoanos já aplicaram 165.458 doses, sendo 120.331 referente a primeira dose e 45.127 pessoas que já receberam a segunda dose do imunobiológico, segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Governo Federal.

Após o recebimento, o imunizante foi encaminhando para o prédio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde as doses foram cadastradas no sistema e permanecem armazenadas na câmara fria com temperatura entre 2° e 8° Celsius.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, feito o cadastro dos imunobiológicos o PNI/AL irá definir o quantitativo ideal para cada municípios de Alagoas, que tem a responsabilidade de aplicar as doses na população, determinar os locais de vacinação e registrar as doses no sistema. As doses estarão disponíveis para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca.

Para fazer a solicitação das novas doses da Coronavac e dos insumos para a vacinação, os municípios precisam fazer solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar previamente com a central de distribuição de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e com a central de Arapiraca pelo número: (82) 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.

Por João Victor Barroso / Agência Alagoas

Comentários