Eletrobras AL reduz tarifa para consumidores a partir desta quarta-feira (28)

27 set 2016 - 10:03

Aumento do nível dos reservatórios contribuiu para reajuste tarifário. Redução será gradativa a partir das novas leituras.

Conta deve ficar mais barata (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Conta deve ficar mais barata (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A partir desta quarta-feira (28), a Eletrobras Distribuição Alagoas começa a aplicar o reajuste tarifário aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os mais de um milhão de clientes da Distribuidora.

Em média, os consumidores residenciais terão uma redução de -1,42% na tarifa de energia elétrica. Já os clientes atendidos em baixa tensão, de outras classes de consumo como o comércio, poder público e serviço público, sentirão uma diminuição média de -1,37% e os consumidores ligados em alta tensão terão um reajuste de -1,13.

Para calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço, como a aquisição e a transmissão de energia elétrica e os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.

Em Alagoas, a redução da tarifa em todas as classes de consumo pode ser justificada pela baixa utilização da energia oriunda das termoelétricas, com o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas, e pela aplicação das bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015.

Segundo o gerente de faturamento da Eletrobras, Marcos Lamenha, os clientes sentirão a redução de forma progressiva. “O reajuste estará plenamente aplicado no dia 29 de outubro. Até lá, a redução será proporcional, de acordo com a data de leitura de cada unidade consumidora”, explicou o gerente.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Apesar da redução na tarifa, a Eletrobras orienta aos consumidores continuarem adotando práticas sustentáveis para o uso consciente da energia elétrica. Clique aqui e saiba como utilizar a energia de maneira eficiente, sem perder o conforto e a qualidade de vida.

Da Assessoria Eletrobras

Comentários