Sobre Amanda Araújo

Amanda Araújo Mendes é proprietária e enfermeira do consultório de enfermagem CuraDerme situado em Santana do Ipanema (Alagoas). Formada em enfermagem pela Faculdade Cesmac do Sertão, também bacharela em administração pública pela Ufal. Possui especializações na área de gestão em saúde pública e urgência, emergência e terapia intensiva. Já atuou como enfermeira no Hospital Regional de Santana do Ipanema e atenção básica do mesmo município. Fez parte do corpo docente dos cursos da escola técnica de saúde Valeria Hora e atualmente é docente do Divino Cursos.


Conheça a síndrome das pernas inquietas

30 abril 2022


Foto: Pixabay

Ao deitar para dormir, você já sentiu um incomodo nas pernas que só passa ao movê-las? Se sim, você pode estar diante do quadro da síndrome das pernas inquietas, um distúrbio caracterizado por uma vontade irresistível de movimentar as pernas e que predominantemente aparece em momentos de repouso.

Esse disturbio acaba afetando principalmente o sono e consequentemente a qualidade de vida, pois pessoas com essa condição não tem uma noite de sono tranquilo e reparador, sentindo as consequências no dia seguinte enfrentando cansaço e sonolência.

Essa síndrome se caracteriza por alterações na sensibilidade e promove uma agitação involuntária das pernas, ou seja, a pessoa acometida por esse distúrbio movimenta bastante as pernas ao deitar-se para promover um alivio dos sintomas como: dor, formigamento, pontadas e uma sensação grande de desconforto.

As causas do surgimento dessa síndrome não são conhecidas, acredita-se em predisposição genética, excesso do consumo de cafeína e em também em casos de ansiedade e depressão. O diagnóstico dessa condição é totalmente clinico de acordo com os sintomas descritos, alguns exames podem ser solicitados para auxilio no diagnóstico e o tratamento pode ser realizados com benzodiazepínicos.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.