Congresso discute desafios da gestão municipal no Sistema Único de Saúde

21 nov 2014 - 15:00


Encontro reúne gestores, profissionais e representantes da sociedade civil organizada em Maragogi.

Foto: Carla Cleto

Foto: Carla Cleto

Gestores e técnicos da área de saúde participam do VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. A abertura do encontro foi realizada nessa quinta-feira (20), no Hotel Praia Dourada, em Maragogi. O congresso, que tem como tema “O SUS e os Desafios da Gestão Municipal”, prossegue até sábado (22).

Na cerimônia de abertura do evento, o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, destacou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para os avanços em Alagoas. “Apenas através da união de esforços entre prefeituras, gestão estadual e federal poderemos alcançar o objetivo final do SUS, que é garantir o acesso universal à saúde”, destacou o secretário.

O gestor estadual lembrou que na gestão do governador Teotonio Vilela Filho foram alcançados grandes avanços na área da saúde, a exemplo da estruturação e qualificação da Atenção Básica nos municípios alagoanos. Jorge Villas Bôas explicou que a maior parte das demandas pode ser resolvida na atenção primária de atendimento e, por isso, o governo investiu recursos próprios em todos os municípios do estado.

O secretário citou os investimentos para estruturação das redes de atenção à saúde e a criação de leitos de retaguarda, que mudaram a realidade do Hospital Geral do Estado (HGE) e da Unidade de Emergência do Agreste. Ambas já não registram mais pacientes em seus corredores.

Também durante a cerimônia, a presidente do Cosems, Normanda Santiago, destacou o compromisso dos gestores municipais e os desafios da área para realizar as ações necessárias nas cidades, além da pouca oferta de profissionais preparados para trabalhar nas regiões.

Normanda Santiago ainda prestou uma homenagem ao secretário Jorge Villas Bôas pelos serviços prestados à saúde do estado. Ela ressaltou o comprometimento da Sesau e a parceria estabelecida com os municípios alagoanos para os importantes avanços na assistência à saúde, a exemplo da distribuição de medicamentos e a descentralização de recursos.

Na ocasião, o representante do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Nadir, ressaltou a importância do congresso para a troca de informações e a qualificação das gestões municipais.

Programação – Durante o congresso serão realizadas mesas redondas, oficinas, cursos e debate. Ao final, será elaborado um documento de intenções chamado de Carta de Maragogi, que será submetido aos secretários municipais, além da publicação de experiências exitosas na Revista do VI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde.

Por Fabiano Di Pace / Agência Alagoas

Comentários