Confira como vai funcionar o protocolo para o retorno das aulas presenciais na Ufal

04 abr 2021 - 07:00

Foto: Assessoria / Ufal

A Comissão de Gerenciamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulgou o protocolo de biossegurança para o retorno às atividades presenciais, administrativas ou acadêmicas.

“Foi uma providência importantíssima para que a Universidade possa se planejar, ter uma normativa, uma instrução de como proceder em um momento em que existem muitas dúvidas, informações e procedimentos diferentes. Então, a intenção foi padronizar, com a preocupação que a Universidade tem com a saúde de sua comunidade acadêmica, tanto alunos, docentes, quanto técnicos-administrativos”, destacou o superintendente do HU, Célio Rodrigues, um dos autores do documento.

De acordo com a vice-reitora, o Protocolo de Biossegurança é uma compilação de ações e tratativas que serão desencadeadas para um retorno paulatino das atividades presenciais. “Esse documento contempla todas as estruturas e equipamentos que a Universidade possui, com suas devidas especificidades. Outrossim, ressaltamos a importância de termos localmente as comissões de biossegurança que possam avaliar in loco, as demandas existentes e encaminhá-las para a comissão geral”, declarou.

O Protocolo foca em algumas mudanças de comportamento e adequações necessárias para um retorno seguro. Por meio de ilustrações e orientações teóricas, a comissão mostra o passo a passo para cada situação, qual é a forma correta de proceder, medidas de higiene, obrigatoriedade do uso de máscara, circulação de ar, distanciamento em locais fechados como gabinetes, salas de aula e laboratórios, com as devidas sinalizações, além da importância de identificar pessoas com potencial risco de estarem contaminadas.

Veja a matéria completa no CADA MINUTO

Comentários