Sobre Afrânio

Afrânio é Economista formado pela Universidade Federal de Alagoas UFAL, com Especialização em Marketing Digital é Assessor de Marketing do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, e Consultor de marketing médico. Com experiência de mais de 5 anos, possui vasto conhecimento em produção de conteúdo. Desenvolvimento de campanhas de Google Ads (Adwords), Facebook Ads e Google Analytics.


Como Ter um Consultório de Sucesso em 2022

5 janeiro 2022


Foto: Bruno Germany / Pixabay

As especializações na área médica representam a prioridade dos profissionais que intencionam executar sua função com primor. O que ocorre com frequência é que muitos médicos acabam por deixar as habilidades de gestão, chamadas de “soft skills” de lado e sentem dificuldade em impulsionar seus consultórios, além de exercer a profissão com qualidade.

Para ter um consultório de sucesso neste ano que se inicia, é preciso entender de tudo um pouco. Para isso, um planejamento estratégico pode ser uma base interessante para respaldar as tomadas de decisão que irão culminar em resultados favoráveis. 

Ser um médico empreendedor envolve estar por dentro das inovações digitais, do contexto sócio-econômico do país e das tendências administrativas do mercado.

Como é de costume para algumas pessoas no início do ano, preparamos um checklist de ações para você bombar em seu consultório em 2022.

Mantenha as finanças em ordem

É muito importante começar o ano com as finanças em ordem, o que inclui fluxo de caixa e controle de estoque. Realizar o mapeamento financeiro possibilita identificar as áreas que precisarão de mais investimentos ou de redução de custos.

Você pode ter uma pessoa responsável no seu consultório para cuidar da área financeira, mas é importante que tenha conhecimento do saldo e dos débitos, quais são os fornecedores de melhor custo-benefício e qual é o histórico de despesas do ano anterior.

Adapte-se ao “novo normal”

A pandemia modificou o comportamento digital que foi potencializado pelo distanciamento social. Isso significa que cresceu o número de consultas realizadas por videochamada, assim como de prescrição eletrônica e a busca por informações preventivas na Internet.

Oferecer esse tipo de suporte para os pacientes, com qualidade de conexão e de conteúdo, são adaptações necessárias aos consultórios de sucesso. Compreender as necessidades e expectativas dos pacientes pode fidelizar e garantir novas maneiras de realizar consultas.

A criação de conteúdo relevante na área de saúde para as redes sociais como Instagram, LinkedIn e TikTok pode aproximar sua clínica dos pacientes que buscam sanar suas dúvidas de maneira confiável. É preciso contar com a ajuda da tecnologia para fazer um trabalho pedagógico dentro da área da saúde, o que dá credibilidade ao trabalho de relacionamento da clínica com os pacientes.

Atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O profissional de medicina precisa estar integrado com as inovações tecnológicas, especialmente porque trabalham com dados sensíveis dos seus pacientes, como prontuários e dados pessoais.

Estes dados já não são acondicionados em pastas de arquivos, dentro de mobiliários que já estão fora de moda. A tendência é ser “paper less”, ou seja, menos papel. Por isso, o arquivamento de dados pessoais se dá através da rede mundial de computadores, a Internet.

É possível contar com softwares de gestão que gerenciam agenda médica que também são capazes de enviar mensagens automáticas, lembretes e informações pelo WhatsApp e outras redes sociais.

As pessoas fazem uso dos seus smartphones para executar as tarefas do dia a dia, desde marcação de consulta até realização de pagamentos. Oportunizar o contato via redes sociais simplifica e facilita a comunicação entre o consultório e seus pacientes.

A segurança de dados é um fator importante para os gestores de consultórios médicos de sucesso. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor para evitar penalizações e suspensão de atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais.

Por isso, obtenha sempre o consentimento dos seus pacientes ao armazenar seus dados, mantendo a rigorosidade com relação à proteção e utilização deles, de acordo com as diretrizes da LGPD.

Seja um médico gestor

Além de conhecer bem as estratégias de marketing digital, um pouco de gestão financeira e ter facilidade de adaptação às novas maneiras de atender seus pacientes, o médico que pretende alavancar seu consultório precisa inovar em outras frentes, tais como:

Manter um controle administrativo, estabelecendo metas e soluções que previnam as dificuldades enfrentadas no ano anterior.

investir em treinamento para a equipe, principalmente na parte de atendimento. É interessante treinar a equipe para atender pacientes em situações adversas e trazer acessibilidade para o consultório, principalmente na abordagem inicial, preocupando-se com tom de voz, gestos e até mesmo apresentação pessoal.

Investir na marca do consultório, buscando uma identidade visual que seja reconhecida de imediato. Além disso, conhecer os concorrentes e as dores dos pacientes é uma boa estratégia para delimitar o estudo de mercado e fazer melhorias.

Mensurar resultados. Segundo Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

A avaliação dos seus pacientes pode ser um termômetro interessante para iniciar o processo de mudança de gestão que o seu consultório precisa. Buscar um atendimento humanizado, focado nas reais necessidades dos seus pacientes, buscando realizar melhorias efetivas é uma receita infalível para o sucesso do seu consultório em 2022.

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