Como o Marketing Digital pode ajudar meu consultório a crescer?
13 julho 2021
Engana-se quem imagina que consultórios médicos não precisam de uma presença digital forte para garantir o sucesso. Como a medicina é vista como uma profissão relacionada ao cuidado com a saúde, presume-se que os pacientes chegam aos consultórios de maneira orgânica e natural, sem precisar de nenhum estímulo externo, exceto suas dores.
Ledo engano. Como em todas as outras profissões, a oferta de consultórios médicos também está cada vez mais alta, ou seja, existe concorrência e eles estão atualizados e preparados para conquistar o maior número de pacientes possível.
Estamos vivendo a revolução digital, um período único na história em que as relações estão acontecendo virtualmente. Todas as necessidades são supridas através de um clique. A Internet é a via mais rápida para fazer acontecer aquilo que se precisa ou deseja.
Segundo a revista Istoé Dinheiro, o Coronavírus fez as redes de delivery, TV e Streaming (serviços pagos de filmes e séries) reforçarem suas estratégias de serviço para atender as demandas. É claro que as estratégias de Marketing Digital passaram a ser a primeira opção dentre as formas de publicidade e propaganda adotadas pelas empresas, como outdoors ou panfletagem.
Estas estratégias também devem ser utilizadas por médicos e outros profissionais da saúde para chegar ao maior número de pessoas possível. Neste artigo vamos entender como fazer isso.
Engajando pacientes
Engajamento é a palavra do momento. É um substantivo masculino que significa o contrato para prestação de serviços. Nada mais é do que o seu relacionamento com o paciente. É possível aumentar o engajamento com pacientes através do Marketing Digital e o primeiro passo é fazer com que eles saibam da existência do seu consultório.
A partir do primeiro contato, é fundamental oferecer conteúdo relevante e de qualidade para fidelizar os pacientes e fazer com que eles indiquem seu trabalho para amigos e familiares. A consequência disso é o aumento do volume de agendamentos de pacientes no dia a dia, o que contribui para que o consultório tenha finanças cada vez mais saudáveis.
Traçando um paralelo com o exercício da medicina, as estratégias de Marketing Digital são importantes suplementos vitamínicos que você ministra ao paciente para manter o organismo funcionando de maneira saudável. Neste caso, o organismo é o seu consultório.
Melhor marketing de todos os tempos: o boca a boca
Embora tenhamos uma lista de boas práticas no Marketing Digital para alavancar o seu consultório, a melhor estratégia de marketing é, sem dúvidas, um bom atendimento. Independente da forma que o seu paciente chegar ao seu consultório, online ou offline, é muito importante que eles sejam bem atendidos.
A experiência de um paciente com um determinado médico se inicia antes mesmo dele chegar na sala de espera. É preciso que, na marcação da consulta ou ao tirar uma dúvida pelo direct do Instagram, ele perceba a qualidade do seu trabalho.
Além do fator humano, ou seja, das pessoas que estarão na linha de frente do atendimento, há outras ferramentas que podem tornar a experiência do seu paciente algo que mudará positivamente o seu dia. Vamos a elas:
Atendimento via WhatsApp
O WhatsApp é uma ferramenta utilizada para comunicação e também pode ser uma ótima maneira de iniciar o atendimento do seu consultório. Também é possível realizar agendamentos, confirmar consultas e até mesmo realizar o pagamento delas.
Esta é uma ferramenta de aproximação com o paciente, por isso ela precisa ser gerenciada com carinho. É muito importante ter um tempo de resposta curto, pois deixar o paciente esperando por um retorno no WhatsApp é similar a deixá-lo esperando por horas a fio na sala de espera do consultório.
Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com os seus pacientes, humanizando o atendimento através de felicitações em datas comemorativas como aniversários, Natal e Ano Novo.
Telemedicina
Esta é uma ferramenta totalmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e permite que a clínica médica realize atendimentos através de videochamadas. Desta forma, alguns pacientes nem precisam sair de casa para ter um acompanhamento médico atencioso.
A telemedicina é ótima para manter o médico atualizado sobre novos sintomas e evita que o paciente se desloque da sua casa até o consultório.
Ferramentas de divulgação
Outras ferramentas que são muito importantes para a divulgação do seu consultório são o Youtube, Facebook e Instagram. São ótimos canais de comunicação para esclarecer dúvidas, promover enquetes e aproximar os pacientes do consultório.
Manter o engajamento dos pacientes é muito importante para o crescimento do seu consultório. E o Marketing Digital é imprescindível para que você conclua essa missão com sucesso. E então, Dr. (Dra.), já fez a sua postagem hoje?
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o meu trabalho?
Acesse o meu site: https://www.asmarketingmedico.com/
Ou siga meu instagram: https://www.instagram.com/asmarketingmedico/