Sobre Afrânio

Afrânio é Economista formado pela Universidade Federal de Alagoas UFAL, com Especialização em Marketing Digital é Assessor de Marketing do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, e Consultor de marketing médico. Com experiência de mais de 5 anos, possui vasto conhecimento em produção de conteúdo. Desenvolvimento de campanhas de Google Ads (Adwords), Facebook Ads e Google Analytics.


Como o Marketing Digital pode ajudar meu consultório a crescer?

13 julho 2021


Foto: Catarina Magalhães / Agência Alagoas

Engana-se quem imagina que consultórios médicos não precisam de uma presença digital forte para garantir o sucesso. Como a medicina é vista como uma profissão relacionada ao cuidado com a saúde, presume-se que os pacientes chegam aos consultórios de maneira orgânica e natural, sem precisar de nenhum estímulo externo, exceto suas dores.

Ledo engano. Como em todas as outras profissões, a oferta de consultórios médicos também está cada vez mais alta, ou seja, existe concorrência e eles estão atualizados e preparados para conquistar o maior número de pacientes possível.

Estamos vivendo a revolução digital, um período único na história em que as relações estão acontecendo virtualmente. Todas as necessidades são supridas através de um clique. A Internet é a via mais rápida para fazer acontecer aquilo que se precisa ou deseja.

Segundo a revista Istoé Dinheiro, o Coronavírus fez as redes de delivery, TV e Streaming (serviços pagos de filmes e séries) reforçarem suas estratégias de serviço para atender as demandas. É claro que as estratégias de Marketing Digital passaram a ser a primeira opção dentre as formas de publicidade e propaganda adotadas pelas empresas, como outdoors ou panfletagem.

Estas estratégias também devem ser utilizadas por médicos e outros profissionais da saúde para chegar ao maior número de pessoas possível. Neste artigo vamos entender como fazer isso.

Engajando pacientes

Engajamento é a palavra do momento. É um substantivo masculino que significa o contrato para prestação de serviços. Nada mais é do que o seu relacionamento com o paciente. É possível aumentar o engajamento com pacientes através do Marketing Digital e o primeiro passo é fazer com que eles saibam da existência do seu consultório.

A partir do primeiro contato, é fundamental oferecer conteúdo relevante e de qualidade para fidelizar os pacientes e fazer com que eles indiquem seu trabalho para amigos e familiares. A consequência disso é o aumento do volume de agendamentos de pacientes no dia a dia, o que contribui para que o consultório tenha finanças cada vez mais saudáveis.

Traçando um paralelo com o exercício da medicina, as estratégias de Marketing Digital são importantes suplementos vitamínicos que você ministra ao paciente para manter o organismo funcionando de maneira saudável. Neste caso, o organismo é o seu consultório.

Melhor marketing de todos os tempos: o boca a boca

Embora tenhamos uma lista de boas práticas no Marketing Digital para alavancar o seu consultório, a melhor estratégia de marketing é, sem dúvidas, um bom atendimento.  Independente da forma que o seu paciente chegar ao seu consultório, online ou offline, é muito importante que eles sejam bem atendidos.

A experiência de um paciente com um determinado médico se inicia antes mesmo dele chegar na sala de espera. É preciso que, na marcação da consulta ou ao tirar uma dúvida pelo direct do Instagram, ele perceba a qualidade do seu trabalho.

Além do fator humano, ou seja, das pessoas que estarão na linha de frente do atendimento, há outras ferramentas que podem tornar a experiência do seu paciente algo que mudará positivamente o seu dia. Vamos a elas:

Atendimento via WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta utilizada para comunicação e também pode ser uma ótima maneira de iniciar o atendimento do seu consultório. Também é possível realizar agendamentos, confirmar consultas e até mesmo realizar o pagamento delas. 

Esta é uma ferramenta de aproximação com o paciente, por isso ela precisa ser gerenciada com carinho. É muito importante ter um tempo de resposta curto, pois deixar o paciente esperando por um retorno no WhatsApp é similar a deixá-lo esperando por horas a fio na sala de espera do consultório.

Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com os seus pacientes, humanizando o atendimento através de felicitações em datas comemorativas como aniversários, Natal e Ano Novo.

Telemedicina

Esta é uma ferramenta totalmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e permite que a clínica médica realize atendimentos através de videochamadas. Desta forma, alguns pacientes nem precisam sair de casa para ter um acompanhamento médico atencioso.

A telemedicina é ótima para manter o médico atualizado sobre novos sintomas e evita que o paciente se desloque da sua casa até o consultório.

Ferramentas de divulgação

Outras ferramentas que são muito importantes para a divulgação do seu consultório são o Youtube,  Facebook e Instagram. São ótimos canais de comunicação para esclarecer dúvidas, promover enquetes e  aproximar os pacientes do consultório.

Manter o engajamento dos pacientes é muito importante para o crescimento do seu consultório. E o Marketing Digital é imprescindível para que você conclua essa missão com sucesso. E então, Dr. (Dra.), já fez a sua postagem hoje?

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