Como criar uma conta no Instagram para vender?

10 dez 2019 - 15:16

Foto: Divulgação

Tendo em conta que é a rede social com maior crescimento de quota de mercado em 2019, de acordo com o último estudo apresentado, e a entrada em ação da sua mais recente funcionalidade de pós-compra, não é de estranhar que os especialistas em marketing digital e os responsáveis por esta área em grandes e pequenas marcas estejam à procura dos melhores truques e ideias para implementar a sua estratégia nesta rede. 

É por isso que preparamos este post para iniciantes, onde explicaremos como criar uma conta Instagram para vender, levando em conta os elementos iniciais mais básicos. 

Primeiro vamos ver como criar uma conta Instagram passo a passo, então quais são os requisitos desta rede social para começar a vender nossos produtos online. Vamos também investigar os produtos que não podem ser vendidos e quebrar algumas dicas para vender no Instagram

Como criar uma conta Instagram passo a passo?

Criar uma conta no Instagram é fácil, basta seguir estes passos:

  • Baixe o aplicativo Instagram no seu celular. Você pode acessar o link direto, tanto para Android quanto para iPhone, no site oficial www.instagram.com
  • Introduza um número de telefone ou endereço de e-mail
  • Dê-o a “próximo” e introduza o seu nome
  • Vai para “próximo” e digita a sua senha de acesso
  • Finalmente, tudo o que você precisa fazer é completar seu perfil adicionando uma foto, site e biografia

Mas isso não é tudo. Se você é uma empresa e quer ter suas estatísticas gratuitas, anunciar e usar o famoso post comercial do Instagram, você terá que transformar seu perfil no Instagram em uma conta comercial do Instagram. Para fazeres isto, tens de o fazer:

  • Vai para a roda das “opções”.
  • Na secção “conta” clique na última opção chamada “Mudar para perfil da empresa”.
  • Continue passo a passo e preencha os campos que lhe pedem (telefone, endereço físico e e-mail).

Um passo importante que você terá que completar para criar sua loja online no Instagram é conectar sua conta à sua página do Facebook. Certifique-se de que o liga à página apropriada para que possa carregar o seu catálogo de produtos e partilhá-lo.

A partir de agora você poderá ver suas estatísticas e promover suas publicações.

Uma pergunta comum ao criar uma conta Instagram surge quando já temos uma e queremos criar uma nova sem remover a antiga do nosso telemóvel. 

Se você está querendo saber como criar outra conta no Instagram, nós temos a solução. Se já criou uma conta para uma empresa mas quer adicionar outra, não se preocupe, porque já é possível e é muito fácil ter várias contas na sua aplicação móvel para gerir praticamente ao mesmo tempo. 

Tudo que você tem que fazer é ir para a roda de “opções” e na parte inferior você terá várias opções de login azul, entre as quais você encontrará “Adicionar conta”. 

Se você clicar lá você pode adicionar e criar outras contas sem qualquer problema. Então, para mudar de uma conta para outra, basta ir ao perfil atual, clicar no nome e todas as contas possíveis aparecerão automaticamente.

Quais são os requisitos para vender pelo Instagram?

Antes de implementar sua estratégia de vendas no Instagram, será importante que você tenha esses pontos claros:

  • Tenha uma conta Instagram da empresa conectada à sua página de fãs do Facebook.
  • Operar em qualquer um desses países com acordo
  • Carregue um catálogo para o seu Facebook.
  • Vender produtos físicos.
  • Cumprir o Acordo para Comerciantes de Produtos Comerciais e Políticas Comerciais.

O que é ilegal vender pelo Instagram?

Na seção anterior sobre requisitos para vender através do Instagram, já explicamos a importância de cumprir com suas políticas e acordos de marketing. 

Bem, um dos pontos mais destacados dessas políticas são os produtos que não devem ser vendidos pelo Instagram. 

Aqui estão os mais notáveis, embora nós recomendamos que você verifique esses textos cuidadosamente para confirmar que seus produtos são aceitos pelo Facebook para serem vendidos nesta plataforma.

Dito isto, alguns dos produtos considerados ilegais para venda pelo Instagram são:

  • Medicamentos ou drogas
  • Tabaco
  • Suplementos alimentares
  • Armas, munições e explosivos
  • Animais
  • Produtos e serviços para adultos
  • Álcool
  • Produtos de Saúde
  • Apostas de Dinheiro Real
  • Ofertas ou produtos fraudulentos, enganadores ou ofensivos
  • Produtos com conteúdo sexualmente sugestivo
  • Assinaturas ou produtos digitais
  • Meios digitais e dispositivos electrónicos
  • Moeda real, virtual ou falsa
  • Venda de ingressos (exceto permissão do Facebook)
  • Suprimentos médicos
  • Automóveis e combustível
  • Máquinas perigosas
  • Serviços

É importante saber que, em alguns casos, há exceções, mas eles permanecem a critério do Facebook, como é o caso dos suplementos alimentares (aqueles que consideram seguros são permitidos). Mas se o seu negócio é dedicado a um desses setores é importante que valoriza o uso de outros meios de publicidade e vendas.

Como usar o Instagram para vender?

Se você já viu que os produtos que vende não têm nada a ver com os da lista anterior, você tem sorte porque poderá usar todas as funcionalidades de vendas no Instagram ao máximo. 

Vamos instalar a funcionalidade de post shoppable em seu perfil, algo que leva tempo e dedicação, mas seguindo os passos que vamos marcar você não será perdido:

Pré-requisitos:

  • Ter uma conta de empresa no Instagram
  • Para ter conectado seu Instagram com sua página de fãs
  • Tenha um catálogo criado no seu Facebook
  • Com tudo isso pronto, vamos continuar a conectar o catálogo do Facebook com a nossa conta do Instagram
  • Verifique se a sua conta do Instagram está conectada ao seu Gerente de Negócios e à sua página de fãs
  • Verifique se o catálogo de produtos está activo no seu Gestor de Negócios

Teremos que esperar que o Instagram aprove o perfil para vendas, e então em “configuração” encontraremos a opção “compras” onde poderemos selecionar o catálogo que vamos usar.

Ao selecionar o catálogo de produtos no Instagram, poderemos começar a rotular nossos produtos em cada fotografia.

Como vê, não é assim tão complicado.

Por Mirela Bittencourt – colaboração

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