Com empenho de servidoras, Biblioteca de Santana é selecionado em programa

12 Maio 2018 - 00:24

Biblioteca Breno Accioly em Santana do Ipanema (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

O amor pela leitura e o pensamento em trazer benefícios para sua comunidade fizeram com que uma servidora pública de Santana do Ipanema desse um grande passo para colocar a Biblioteca Pública Municipal Breno Aciolly na lista de contemplados no programa Conecta Biblioteca 2018.

A profissional em questão é a bibliotecária Telma Maria da Conceição, que com ajuda de outras duas servidoras inscreveu seu local de trabalho, conseguindo que ela fosse uma das cinco bibliotecas selecionadas no estado de Alagoas.

O programa Conecta Biblioteca tentar mudar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade através dos equipamentos públicos de leitura.  Nos próximos dias Telma vai ao Rio de Janeiro para uma capacitação do programa.

Como conseguiu

Em entrevista ao site Alagoas na Net ela descreve o processo de inscrição. “Eu costumo frequentar a Biblioteca Pública Graciliano Ramos, em Maceió, na qual é coordenadora é a Mira Dantas. Ela é quem divulga tudo o que diz respeito ao livro, leitura e biblioteca e quem primeiro me falou do Conecta”.

A bibliotecária da capital orientou Telma que todos os gestores das bibliotecas dos municípios precisariam se organizar para participar do programa. Contudo, um detalhe no edital acabou desanimando a responsável em Santana.

“Falei para Mira que estava muito triste, pois a biblioteca daqui não possuía computadores. Ela disse que eu me virasse nos trinta para arrumar. Eu já tinha desistido, mas como tenho o hábito de acessar os jornais da cidade, acessei o Alagoas na Net e vi a notícia estampada: faltavam 3 dias para o término das inscrições. Isso me reanimou”, destacou.

Bibliotecária Telma Maria lutou para que equipamento fosse inscrito no programa (Foto: Arquivo pessoal)

O primeiro passo para que Telma colocasse a biblioteca na disputa foi doar ela mesmo uma maquina. Sua ação logo contou teve ajuda da diretora de Cultura, Gilcélia Gomes, que entregou o segundo PC. O último veio de outra funcionária da biblioteca, Juliana Pereira. Agora tudo estava pronto para a inscrição.

“Corri contra o tempo para fazer levantamento e enviar o relatório. Quando saiu o resultado chorei de emoção, imaginando o quanto vai ser bom para os usuários da biblioteca. Esse programa promove oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de 14 a 29 anos que pararam de estudar e estão sem emprego formal”, disse a bibliotecária.

O que é o Conecta Biblioteca

Realizado pela ONG Recode e a Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para conhecer um pouco mais do projeto, CLIQUE AQUI.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários