Com ‘afilhado de Zico’, Fla vence Vasco e tem melhor campanha na Taça GB

31 jan 2013 - 21:26


Rafinha comemora seu primeiro gol pelo Fla (Foto: Bruno Turano / Ag. Estado)

O Flamengo levou a melhor no primeiro clássico do ano. Com a velocidade de Rafinha e a boa atuação de Ibson, o time aproveitou as oportunidades e venceu o Vasco por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Engenhão. O resultado deixou o Rubro-Negro com a melhor campanha da Taça Guanabara após quatro rodadas. São dez pontos conquistados contra nove do Cruzmaltino e oito de Fluminense, Botafogo e Madureira. Conhecido como “afilhado de Zico” por ter passado pelas categorias de base do CFZ, Rafinha levou à loucura a defesa adversária e foi ovacionado pelos torcedores. Ele, Hernane, Nixon e Cleber Santana fizeram os gols do time da Gávea. Pedro Ken e Dakson descontaram para a equipe de São Januário.

O clássico começou amarrado no meio de campo e com os times usando de lançamentos longos para tentar surpreender. Sem êxito nas estratégias, Vasco e Flamengo passaram a tocar a bola e buscar penetrações em velocidade. Desta forma, a equipe da Gávea chegou com relativo perigo aos 11min. Rafinha tocou na linha de fundo para João Paulo. O lateral cruzou rasteiro e Ibson finalizou mal da entrada da área.

A resposta vascaína veio aos 18min. Abuda arrancou pela direita e cruzou na segunda trave. Bernardo dominou e chutou forte para defesa de Felipe. Com razoável superioridade no domínio territorial, o Flamengo conseguiu abrir o placar aos 24min. Ibson enfiou para Rafinha, que dividiu com o goleiro Alessandro e a bola sobrou para Hernane. O camisa 9 só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Atordoado, o Vasco não conseguia chegar de maneira conclusiva ao gol defendido por Felipe e proporcionava espaços nos contra-ataques. Aos 30min, Ibson mais uma vez iniciou a jogada. Elias recebeu de Rafinha e cruzou para Nixon completar de cabeça e ampliar o placar. Os rubro-negros ainda comemoravam quando o jogo ganhou em emoção. Aos 32min, Bernardo cobrou falta pela direita e Pedro Ken testou firme para fazer o primeiro do Vasco.

No embalo da torcida, o Cruzmaltino por pouco não empatou aos 37min. A bola foi cruzada na área rubro-negra, a defesa parou no lance e Wendel cabeceou. O goleiro Felipe defendeu no susto. Os times encerraram o primeiro tempo com muita correria e algumas chances desperdiçadas. Esgotados, os jogadores desceram para os vestiários apoiados pelos torcedores.

As equipes voltaram para a segunda etapa com uma substituição cada. No Vasco, Jhon Cley saiu para a entrada de Dakson, enquanto Cleber Santana entrou no lugar de Nixon no Flamengo. O próprio foi o responsável por marcar o terceiro gol rubro-negro. Logo aos 3min, Rafinha fez grande jogada e rolou para Cleber Santana, que soltou a bomba e colocou a bola no ângulo esquerdo de Alessandro.

Pouco depois do gol, o técnico Gaúcho substituiu Leonardo por Tenorio. Aos 14min, o Demolidor arriscou de fora da área e viu Felipe voar para espalmar a bola. Um minuto depois, o mesmo camisa 11 chutou para nova intervenção do goleiro rubro-negro. Aproveitando os espaços deixados pelo Vasco, o time da Gávea ampliou aos 19min. Rafinha arrancou em velocidade, deixou André e Dedé para trás e tocou na saída de Alessandro.

O Gigante da Colina ainda diminuiu aos 27min. Tenorio abriu na direita para Dakson. Com liberdade, o camisa 87 soltou a bomba de fora da área e a bola morreu no ângulo de Felipe. A disputa continuou, o Vasco pressionou, porém, não deu tempo para mais nada. Festa da torcida rubro-negra e aplausos especiais para Rafinha, o “afilhado de Zico”, no primeiro clássico dos rivais em 2013.

Globoesporte.com

Comentários