Codevasf promove 7ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco

14 nov 2012 - 16:21

A histórica cidade de Penedo (AL), localizada às margens do rio São Francisco, receberá na próxima semana a 7ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco (Expo São Francisco), evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) para expor as potencialidades econômicas, artísticas e culturais da região. Com o tema, Codevasf: desenvolver o homem de forma sustentável, a 7ª Expo São Francisco acontecerá a partir das 18 horas na sexta-feira, 23, e sábado, 24 de novembro, na Praça 12 de Abril na orla fluvial de Penedo e será aberta ao público.

Em sua 7ª edição, a Expo São Francisco terá cerca de 30 instituições do Baixo São Francisco alagoano expondo seus produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a economia da região. Uma das instituições é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que trará sua unidade móvel de capacitação para desenvolver atividades durante o evento. Segundo Murilo Resende, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Penedo, o estande da instituição deverá apresentar todas as ações desenvolvidas pelo Senar na região, a exemplo do programa Útero é Vida, que leva ações de cuidados na saúde da mulher. “O visitante também poderá conhecer os cursos de capacitação e, inclusive, as lideranças comunitárias e de produtores rurais poderão indicar a necessidade de capacitações em sua região”, explicou.

A lista de expositores da 7ª Expo São Francisco inclui ainda a Cooperativa de Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), o Sebrae/AL, Casa da Amizade de Penedo, Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura de Alagoas (Sepaq), a Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Coopetur) e Usina Marituba, entre outros.

Um dos destaques será o artesanato de couro animal e as biojóias. Produzidos por artesãs do município de Piranhas (AL), os brincos feitos a partir do couro beneficiado da tilápia são um dos itens mais procurados entre os visitantes do evento. “Este ano, as artesãs estão vindo com uma grande diversidade de produtos. São brincos, colares, pulseiras, carteiras, tudo feito à base do couro da tilápia. Uma boa dica de presente para as festas de final de ano. E são produtos bastante diferenciados”, explica a economista doméstica Solange Marcelino, chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas. Ela ainda acrescenta que outros produtos artesanais serão vendidos no local como o artesanato produzido com couro de ovinos e caprinos da Associação de Artesãos de Couro de Batalha (AACB) e a os cosméticos produzidos com leite de cabra da Natucrapi do município de Maravilha.

As expressões artísticas e culturais do Baixo São Francisco alagoano também estarão presentes na 7ª Expo São Francisco. Para isso, será montado um palco na Praça 12 de Abril em Penedo para apresentação de artistas e grupos musicais.

Durante todo o evento, a Codevasf apresentará suas ações em estande próprio. O destaque deste ano no estande da companhia é o Programa Água para Todos. Para isso, será montada um estrutura demonstrativa sobre como funciona a instalação e orientação de famílias beneficiadas pelo programa. Além disso, técnicos da Codevasf estarão a disposição dos visitantes para esclarecimentos sobre programas, projetos e ações da empresa pública no Estado de Alagoas.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira afirma que já está quase tudo pronto para o evento. “Nossa expectativa é enorme diante da 7ª edição de nossa exposição. Reunir todas essas instituições para mostrarmos a força econômica e cultural dos municípios do vale do São Francisco alagoano é a missão do evento e estamos trabalhando para que o público visitante sai daqui orgulhoso da riqueza material e humana que temos em nossa região”, declarou.

Por Ascom Codevasf

Comentários