Cinco deputados mais votados em Santana mostram força de políticos locais

09 out 2018 - 08:56


Os cinco mais votados mostram um cenário das foças locais (Fotos: Justiça Eleitoral)

No estado de Alagoas a eleição estadual já finalizou no primeiro turno, com a reeleição do governador Renan Filho. Resta agora esperar o 2º turno para novamente votar para presidente.

Entretanto, enquanto o dia 28 não chega analistas e políticos de plantão aproveitaram o finalzinho de domingo e todo o dia desta segunda-feira (8) para dar uma olhadinha nos números e avaliar as forças políticas nos municípios.

Normalmente, as lideranças gostam de avaliar seu potencial olhando para a votação de deputado estadual, isso porque, é bem comum que eles apoiem determinados candidatos em busca de reciprocidade no próximo pleito.

Para dar uma dimensão do quadro local, o Alagoas na Net listou os cinco mais bem colocados no pleito deste ano, bem como seus respectivos apoiadores. A lista completa pode ser vista em outra matéria feita pelo site, CLICANDO AQUI.

O deputado estadual mais votado de Santana do Ipanema foi Olavo Calheiros (MDB). Irmão do senador Renan Calheiros, ele obteve 3.018 votos, apoiado pela família Bulhões, que hoje administra a Prefeitura. Vale lembrar que Olavo teve o empenho do tio, o governador Renan Filho, todos também do MDB.

Os dois seguintes candidatos da lista, segundo e terceiro colocado, não conseguindo se reeleger. Carimbão Junior (AVA) e Edval Gaia (PSDB) tiveram 1.424 e 919 votos, respectivamente. O primeiro é o filho do deputado federal Givaldo Carimbão, que também não conseguiu se reeleger, já Edval é um político de Palmeira dos Índios, que geralmente é apoiado pelo vereador José Vaz (PP).

Na quarta colocação dos mais votados em Santana do Ipanema aparece o deputado reeleito Davi Davino Filho (PP), que alcançou 875 votos. Um dado interessante é que na eleição passada, em 2014, o mesmo político tirou somente 14 votos na cidade sertaneja. Neste ano, ele ganhou um reforço político, com o apoio do vereador Marciano dos Santos (PPS).

O último nome dos cinco mais bem colocados é justamente de um santanense. O ex-vereador Gilmar França Nobre (PRTB) se lançou candidato a deputado e obteve 757 votos em sua terra. Uma figura conhecida na política local, Dr. Gilmar já foi eleito vereador por duas vezes na cidade, chegando a alcançar 1.500 votos em 2004. Ele também já foi candidato a vice em 2012, mas não obteve vitória.

Com os números apresentados, cabe ao eleitor avaliar o desempenho de seus candidatos. Foi bem? Foi mal? Deixe seu comentário abaixo.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.