Cientistas anunciam descoberta de novo sistema planetário

25 fev 2013 - 17:00


Foto: NASA/Ames/JPL-Caltech

A Nasa, agência espacial americana, anunciou a descoberta de um novo sistema planetário. Chamado de Kepler-37, o sistema abriga o menor planeta já identificado, o Kepler-37b, pouco maior que a lua terrestre. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 20, pela missão Kepler, dedicada a identificar planetas do tamanho da Terra na chamada “zona habitável”.

O sistema foi localizado a cerca de 210 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra. A área é considerada habitável pela possibilidade de possuir água na superfície dos planetas em sua órbita. Além do Kepler-37b, o novo sistema possui outros dois planetas. O Kepler-37c mede cerca de três quartos o tamanho da Terra, pouco menor que Vênus. Já o Kepler-37d é duas vezes maior que a Terra.

Para os cientistas da missão, o planeta Kepler-37b não possui atmosfera nem capacidade para abrigar vida e parece ser rochoso. Embora possua uma estrela central, o sistema planetário Kepler-37 não se parece com o sistema solar. A estrela é menor e menos quente que o Sol, e os planetas, por estarem próximos a ela (menor que a distância de Mercúrio ao Sol), tendem a ser quentes e inóspitos.

Comparativamente, Kepler-37b, o mais próximo da estrela central, leva 13 dias para completar uma volta completa em sua órbita (cerca de um sétimo do tempo da de Mercúrio ao redor do Sol). Esta proximidade leva os cientistas a estimar que a temperatura na superfície do planeta chegue à média superior a 420°C. Kepler-37c leva 21 dias para completar a volta ao redor da estrela central, enquanto Kepler-37d leva 40.

Por Veja

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.