Chega a Alagoas o Arte Da Palavra – Circuito De Autores 2018

28 mar 2018 - 12:00

Foto: Divulgação

Visando a democratização da literatura nas diversas formas de manifestações, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega em Alagoas nos dias 03, 04 e 05 de abril. O circuito irá acontecer em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, e contará com quatro autores de diferentes estados, difundindo suas obras e conceitos.

A ação, aberta ao público, tem como objetivo promover o encontro de escritores de diferentes locais do país por meio de debates e apresentações artísticas, estimulando a formação de leitores e o aprimoramento da escrita, atuando em três eixos: Circuitos de Autores, Oralidades e o Circuito de Criação Literária.

Dentre os participantes de 2018, nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber percorrerão o país. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.

SOBRE OS AUTORES

Daniel Galera (RS)
Daniel Galera nasceu em 1979 e vive em Porto Alegre. Na virada do milênio, participou do cultuado “mail-zine” Cardosonline e da editora Livros do Mal, onde publicou os primeiros livros. É autor de cinco romances, entre eles “Barba ensopada de sangue” e “Meia-noite e vinte”, traduzidos para vários idiomas. Em parceria com o artista Rafael Coutinho, roteirizou a HQ “Cachalote”. Traduziu para o português autores como John Cheever, Zadie Smith e David Foster Wallace.

Melanie Peter (SC)
Melanie Peter é escritora, jornalista e performer. Em seus textos desenvolve pesquisas em torno da liminaridade e das intersecções entre os gêneros literários. Em 2010 lançou o livro, Persona, pela Design Editora. Em 2014 iniciou o projeto “Narrativa Desterritorializada – uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário” com recursos do Ministério da Cultura/Biblioteca Nacional. O resultado do processo foi o livro “Nunca é só uma palavra”, a ser lançado algum dia. Em 2015 integrou o núcleo de dramaturgia do Sesi/PR onde desenvolveu a peça Aporia em Si#, encenada pelo grupo curitibano Teatro de Segunda. Atualmente desenvolve o projeto “Habitar os ecos: Residência na Casa do Sol”, aprovado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O projeto visa a produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado por Hilda Hilst. As experimentações estão disponíveis em https://habitandoecos. wordpress.com.

SOBRE OS MEDIARES

Milton Rosendo (AL) – Em Maceió
Milton é Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Atua, principalmente, nas áreas de literatura brasileira, poesia, intertextualidade, metalinguagem, representação e semiótica. Atualmente é considerado pela crítica um dos melhores poetas do estado. Foi contemplado com o Prêmio Lego de Literatura, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas que possibilitou a publicação de Os Moinhos (2009), seu livro de estreia. Lançou o segundo livro de poesia Caos-Totem (2016) pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, através do edital do Programa de Incentivo à Produção Literária.

Marta Eugênia (AL) – Em Arapiraca e Palmeira dos Índios
Marta Eugênia de Oliveira, graduada em Letras e Especialista em Linguística, é poeta e professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura na Rede Pública e Privada na cidade de Arapiraca. Ministra oficinas de Poesia em eventos da Universidade Estadual de Arapiraca (UNEAL) e Federal do Sertão (UFAL) de Delmiro Gouveia, também no SESC em 2016 pelo programa “Arte em Circuito”. Publicou Quanto Tanto (Rio de Janeiro: Multifoco, 2015).

SERVIÇO

MACEIÓ
– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
– Quem: Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC), mediação: Milton Rosendo (AL).
– Local: Rua Barão de Maceió, 62, Centro (Sala da Orquestra do Complexo Cultural Teatro Deodoro)
– Data: 03/04/2018
– Horário: 19h
– ENTRADA FRANCA.

ARAPIRACA
– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
– Quem: Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC), mediação: Marta Eugênia (AL).
– Local: Avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, Arapiraca (Auditório Ufal – Campus Arapiraca)
– Data: 04/04/2018
– Horário: 19h
– ENTRADA FRANCA.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS
– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
– Quem: Daniel Galera (RS) e Melanie Peter (SC), mediação: Marta Eugênia (AL).
– Local: Rua Major Cícero de Góis Monteiro, 79, Centro, Palmeira dos Índios (Auditório da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes – APALCA)
– Data: 05/04/2018
– Horário: 19h
– ENTRADA FRANCA.

Por Assessoria / Sesc Alagoas

Comentários