Cantor pernambucano conhece banco de sementes crioulas em Santana do Ipanema

05 jan 2019 - 23:21

Cantor postou sua visita à Santana em suas redes sociais (Foto: Reprodução / Facebook)

O cantor e compositor de forró pé-de-serra Flávio Leandro esteve essa semana em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas, para visitar o agricultor Sebastião Damasceno. Seu objetivo foi conhecer de perto o acervo de sementes crioulas do homem-do-campo.

O pernambucano ficou sabendo da existência dessa preciosidade agrícola através de um colega santanense, o funcionário público Sérgio Campos. Quando esteve na cidade alagoana, Flávio procurou referências e foi ao encontro de “Seu Sebastião”.

A passagem de Flávio Leandro foi registrada em suas redes sociais. “Fomos atrás do maior guardião de sementes crioulas do mundo, Seu Sebastião Damasceno, lá no Sítio Cabaceiro, em Santana do Ipanema. Um ser humano encantador, que transmite seus saberes com uma alegria contagiante”, escreveu o cantor em sua página do Facebook.

Flávio também gravou um vídeo ao lado de Sebastião Damasceno. CLIQUE AQUI para conferir.

Banco de Sementes

Em abril do ano passado, o site Alagoas na Net noticiou a ida do santanense Sérgio Campos até a fazenda de Seu Sebastião. Na época, Sebastião Damasceno apresentou seu “patrimônio agrícola” e falou da importância de manter um banco de sementes crioulas.

Para relembrar a matéria do site, CLIQUE AQUI.

Sementes crioulas

Por denominação, as sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas pelas respectivas comunidades.

De acordo o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), estas sementes, passadas de geração em geração, são preservadas nos muitos bancos de sementes que existem no Brasil.

Um banco de sementes também serve como garantia para os produtores rurais, pois mesmo os melhores exemplares podem sofrer com problemas climáticos, como a falta ou o excesso de chuva. Caso uma safra seja prejudicada, os agricultores podem contar com as sementes estocadas para recuperar a produção.

Por Lucas Malta / Da Redação com informações MDA

Comentários