Câmara vai debater medidas de combate à seca no Nordeste nesta quarta-feira, 8 de maio

07 maio 2013 - 22:57

cAMARASó em 2013 a estiagem já maltratou a população de 1.415 Municípios e tem deixado preocupados os gestores municipais. Com objetivo de debater sobre a crise que a seca criou no semi-árido brasileiro, a Câmara dos Deputados vai realizar nesta quarta-feira, 8 de maio, uma Comissão Geral às 9h30.

Parlamentares, especialistas e representantes do governo federal vão avaliar medidas capazes de reduzir os impactos da estiagem na região. Considerada um problema crônico e de difícil solução, a falta de chuvas no sertão nordestino está associada a causas naturais, principalmente à baixa influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul.

Na pauta também será debatido a execução orçamentária. Parlamentares que defendem ações emergenciais para atender os atingidos pela seca afirmam que nem sempre os recursos previstos no orçamento são efetivamente aplicados em prevenção e assistência às populações atingidas.

Mais de 1.046 Municípios estão em Situação de Emergência na região do Nordeste. Isso totaliza 22% das cidades brasileiras. Mais de 10 milhões de pessoas passam por problemas como a falta de água, a perda do rebanho e o desemprego.

Mobilização 13 de maio

Os municipalistas dos nove Estados atingidos pela estiagem decidiram promover uma mobilização em todos os Municípios no dia 13 de maio para chamar a atenção do governo federal sobre o problema.

Uma comitiva deve vir à Brasília no dia 14 de maio apresentar um documento com as reivindicações dos Municípios para a Casa Civil e os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Agência CNM, com informações da Agência Câmara

Comentários