Câmara de Vereadores de Santana faz 1ª sessão ordinária durante pandemia

05 jun 2020 - 17:15

Sessões ordinárias voltaram a acontecer na Câmara de Santana (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, município situado no Médio Sertão de Alagoas, realizou nesta sexta-feira (5) sua primeira sessão ordinária durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Casa Tácio Chagas Duarte interrompeu suas sessões, desde que foi deflagrada a crise da doença em todo o mundo, fazendo apenas uma reunião extraordinária, para aprovação de um Projeto de Lei, que trata do fundo da Defesa Civil, devido às enchentes no municípios.

Por conta da recomendações de autoridades sanitárias, a Câmara teve que adaptar alguns procedimentos habituais, o primeiro deles foi fechar a sessão para o público. No plenário, além dos parlamentares, só estiveram presentes assessores e membros da imprensa local.

Outro aspecto no local foi o uso de máscaras de todos os presentes e limpeza constante do microfone na tribuna. Como as mesas de cada vereador já tem normalmente distância regular de uma para outra, cada edil ficava separado em distância segura.

Apesar das medidas, nossa reportagem constatou que os edis ainda não se acostumaram com as medidas de distanciamento. É comum na sessão que os vereadores se aproximem uns dos outros para conversar, e isso foi flagrado algumas vezes por nossas lentes.

Um outro aspecto que também acabou modificado foi o tempo da sessão, que agora é mais curta. A Mesa Diretora tirou o pequeno expediente (momento em que os vereadores têm cada um 5 minutos na tribuna). Agora, eles só usam o grande expediente (20 minutos).

Veja abaixo algumas fotos da sessão ordinária desta sexta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema:

fotos_camara_sessao_pandemia_05_junho-1

Picture 1 of 12

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários